Foto: Divulgação
O avanço do crédito digital no Brasil tem facilitado o acesso a recursos financeiros em diversos setores, incluindo a agropecuária. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), o agronegócio representou cerca de 21,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024, reafirmando sua importância estratégica para a economia nacional.
Nesse contexto, o crédito digital se tornou um aliado fundamental para produtores rurais, especialmente diante de um cenário de inadimplência crescente, que atingiu 7,3% no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior.
A Nagro Crédito Agro, fintech especializada em crédito 100% digital, realizou um estudo sobre o perfil dos produtores rurais que recorreram ao financiamento privado entre 2022 e 2024. A análise, com base em mais de 78 mil produtores, explora variáveis como tempo de atividade no agronegócio, tipo de cultura, tamanho da propriedade, idade e gênero, oferecendo um panorama abrangente sobre as transformações no acesso ao crédito no setor rural brasileiro. Os produtores na faixa etária entre 30 e 49 anos lideram os pedidos por crédito, representando 53% dos solicitantes. Produtores com mais de 60 anos representam 14%.