Colunas

Perpetuando o legado de um grupo baiano

André Guimarães de Castro – Administrador de Empresas - Presidente do Grupo Morais de Castro.

Perpetuando o legado de um grupo baiano
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

07/08/2021 11:00am

Faço parte da 3ª geração de uma família de empreendedores que em 1960 iniciou em Salvador um negócio de importação de produtos químicos, com intuito de servir as indústrias que vinham se desenvolvendo na região Nordeste do país. De suas origens modestas, num pequeno escritório no bairro do Comércio e armazenando suas mercadorias em armazéns e trapiches da cidade, a Morais de Castro Produtos Químicos se tornou uma das maiores distribuidoras de produtos químicos da região Nordeste e está dentre as empresas mais reputadas do segmento no Brasil. 

Iniciei minha história na organização em 2004, após aceitar o convite de meu pai e me desligar de uma promissora carreira numa multinacional do segmento químico na qual eu trabalhava em São Paulo. Apesar de ter a consciência e tranquilidade de estar entrando numa organização na qual eu conhecia profundamente a sua ética empresarial e cultura organizacional - além de me identificar fortemente com ambas - tive a sensação de estar entrando num novo mundo, seja pelas relações inerentes a uma empresa familiar, assim como pela dura realidade que é gerir uma empresa de médio porte atuando num ambiente de negócios de alta competição. 

Quando iniciei na companhia, eu tinha uma formação profissional especializada e atuação departamentalizada mas, tive que me readaptar às necessidades deste novo desafio, onde foi necessário buscar um conhecimento mais generalista de todos os processos da empresa e das interrelações entre as suas diversas áreas. Além disso, no ambiente externo, me deparei com os desafios enfrentados pela maioria das empresas brasileiras, ou seja, um ambiente de negócios, legal e institucional extremamente burocrático e hostil ao pequeno e médio empresário. 

Há três anos, assumi o desafio de suceder a 2ª geração, que deixou um legado de profissionalização organizacional, crescimento e solidez. Cabe a mim agora, liderar um grupo que conta com três negócios, que são a Morais de Castro Produtos Químicos (Empresa especializada na distribuição de produtos químicos, petroquímicos e oleoquímicos, além da prestação de serviços logísticos), a Morais de Castro Representações (Empresa de representação comercial) e a Transpirajá (Empresa de transportes). 

Nosso principal negócio, a Morais de Castro Produtos Químicos, tem sede em Salvador, no bairro do Porto Seco Pirajá, e filial em Pernambuco, onde contamos com estrutura para armazenagem de cargas embaladas e granéis líquidos, laboratório de controle de qualidade, laboratório de aplicação para alimentos, unidades de envase/reenvase e unidades de diluição. Somos também certificados nas normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, Prodir (Programa de Distribuição Responsável) e no programa TfS (Together for Sustainability) e os nossos produtos e soluções entram como matérias primas e insumos nos mais variados segmentos industriais, desde a indústria pesada, até os segmentos mais especializados, como o farmacêutico, cosmético e alimentício. Tal abrangência, nos exige uma serie de licenças e certificações e um rígido controle no manuseio, armazenagem e transporte dos produtos. 

Na liderança do grupo, tenho hoje como desafios a estruturação da organização para atender às novas demandas do mercado e as transformações que são esperadas no ambiente de negócios, à fim de manter o seu crescimento, fortalecimento e perpetuação. Para atingir este objetivo, estamos desenvolvendo projetos para a transformação digital do negócio, a estruturação da nossa governança familiar e corporativa, o aumento da especialização técnica nos mercados atendidos, a capacitação e aumento da produtividade da equipe e melhoria da nossa estrutura física, operacional e logística. 

Os desafios são muitos, mas conto hoje com uma equipe focada e comprometida, com sócios que partilham de uma mesma visão e, acima de tudo, com uma esposa e filhos extraordinários. Além disso, temos como norteador das nossas ações o legado ético e empresarial deixado pelas gerações passadas, que fortalece a nossa cultura e ajuda a trilhar o caminho o ser seguido. 

Agradeço à revista Let’s Go Bahia e ao Business Bahia pelo espaço e congratulo-os pelo excelente trabalho desenvolvido no fortalecimento da economia baiana, das empresas locais e dos seus empresários.