Com 54 anos de carreira e com 77 anos a serem completados nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, Célia Maria FerreiraCordeiro, pedagoga e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Mestre e Doutora em Educação e ex-secretária de Educação do Município de Salvador, ocupará a Cadeira de Número 10 da Academia Baiana de Educação.
A solenidade de posse da nova imortal da Academia, acontecerá no dia 15 de dezembro, às 19h. A professora será a titular da Cadeira, que tem como Patrono o poeta Castro Alves e foi ocupada pela última vez pela historiadora e Acadêmica Consuelo Pondé de Sena. "Não por acaso o Patrono da Cadeira 10 é o grande poeta Castro Alves, um abolicionista que dedicou a sua vida, de curta, fecunda e significativa existência, à expressão poética pela luta contra as evidências e crueldades de uma sociedade escravagista, preconceituosa e homofóbica, desde a sua origem. E também não por acaso seu apelido era CECÉU, como o meu! É com um prazer enorme que revelo a identidade desta alcunha a nós concedida, coincidentemente”, revela a professora.
Em tempo, a indicação de Célia foi da Acadêmica Leda Jesuíno dos Santos, que será a Presidente de Honra da Casa, recepcionando a nova titular, de forma virtual, juntamente com os integrantes da diretoria da Academia Baiana de Educação, presidida pelo professor Astor de Castro Pessoa, que aprovaram o nome da nova Acadêmica com unanimidade.