Colunas

Pedagoga Célia Maria Ferreira Cordeiro toma posse como nova titular da Academia Baiana de Educação

Pedagoga Célia Maria Ferreira Cordeiro toma posse como nova titular da Academia Baiana de Educação
Marcello Fontes

Marcello Fontes

30/11/2021 11:00am

Com 54 anos de carreira e com 77 anos a serem completados nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, Célia Maria FerreiraCordeiro, pedagoga e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Mestre e Doutora em Educação e ex-secretária de Educação do Município de Salvador, ocupará a Cadeira de Número 10 da Academia Baiana de Educação. 

A solenidade de posse da nova imortal da Academia, acontecerá no dia 15 de dezembro, às 19h. A professora será a titular da Cadeira, que tem como Patrono o poeta Castro Alves e foi ocupada pela última vez pela historiadora e Acadêmica Consuelo Pondé de Sena. "Não por acaso o Patrono da Cadeira 10 é o grande poeta Castro Alves, um abolicionista que dedicou a sua vida, de curta, fecunda e significativa existência, à expressão poética pela luta contra as evidências e crueldades de uma sociedade escravagista, preconceituosa e homofóbica, desde a sua origem. E também não por acaso seu apelido era CECÉU, como o meu! É com um prazer enorme que revelo a identidade desta alcunha a nós concedida, coincidentemente”, revela a professora. 

Em tempo, a indicação de Célia foi da Acadêmica Leda Jesuíno dos Santos, que será a Presidente de Honra da Casa, recepcionando a nova titular, de forma virtual, juntamente com os integrantes da diretoria da Academia Baiana de Educação, presidida pelo professor Astor de Castro Pessoa, que aprovaram o nome da nova Acadêmica com unanimidade.