Colunas

Pasta em Casa apresenta Festa de San Gennaro, dia 21, sábado, no Rio Vermelho. Confira os detalhes!

Pasta em Casa apresenta Festa de San Gennaro, dia 21, sábado, no Rio Vermelho. Confira os detalhes!
Marcello Fontes

Marcello Fontes

11/09/2024 1:10pm

Criada e produzida pela equipe do restaurante Pasta em Casa, a 5ª edição da Festa de San Gennaro vai acontecer no dia 21 de setembro, sábado, movimentando o entorno da Rua Professora Almerinda Dultra, no bairro do Rio Vermelho. 

Mais uma vez o evento faz parte das ações que acontecem na cidade em paralelo ao Festival da Primavera. Nesta edição, 15 restaurantes de gastronomia italiana de Salvador vão vender suas delícias para um público estimado em mais de 15mil pessoas.

Segundo o chef Celso Vieira, “o motivo da festa é a celebração e o fortalecimento da gastronomia italiana em Salvador”. Já para sua sócia e esposa, Valeska Chálabi Calazans, “procuramos nos esmerar em todos os detalhes: da programação artística ao conceito visual da festa. Um selo de qualidade do Pasta em Casa reproduzido fielmente no projeto”.

Além de toda a sua programação musical e gastronômica, a festa terá a participação de um convidado mais que especial: o estilista mineiro Ronaldo Fraga - que está assinando todo o conceito visual do evento. Responsável por criar a memória gráfica do evento, Ronaldo inova ao trazer a imagem de um “San Gennaro baiano”. A ideia partiu do conceito de aproximação dos santos: o San Gennaro, que no Brasil seria o São Januário - será desta vez representado com traços de baiano. “Busquei referências nos desenhos de cordel e nas xilogravuras nordestinas para transmitir uma imagem que vá além do tradicional verde e vermelho (do santo italiano) para termos um santo mais brasileiro, mais baiano.”

E continuou: “Sim, o nosso San Gennaro vem no verde e no vermelho - mas também no pink, no laranja, no amarelo e no azul turquesa. Uma grande festa oxigenante - uma celebração em que música e mesa farta estarão no mesmo lugar nos remetendo a uma atmosfera que tem a cara de Salvador”, adiantou Ronaldo Fraga, conterrâneo e amigo pessoal de Valeska Calazans, que junto do chef Celso Vieira está à frente do Grupo Pasta em Casa - com sua unidade do Rio Vermelho tendo o predicado de ser a grande anfitriã do evento.

O formato de feirinha gastronômica será mantido. Cardápios especiais dos 15 restaurantes participantes vão oferecer versões de seus pratos com preços de R$ 15 a R$ 60 - entre eles: Pasta em Casa, Bela Napoli, Isola dei Sapori, Di Liana, La Lupa, Alfredo'ro, Buoni Amici, Pecorino, Crema Gelatto, Manga e Casa Chálabi.

Serão doze horas de evento: das 10h às 22h - com uma programação eclética que abraça o público adulto e infantil. Democrática e descolada, a grade de atrações da San Gennaro 2024 é uma verdadeira festa da diversidade cultural e artística. Vamos aos detalhes:

O samba da Bahia será a vertente musical que norteará o evento. Já o grande homenageado por San Gennaro e seus fiéis será o cantor e compositor baiano Nelson Rufino, autor de sambas conhecidissimos como: Todo Menino é um Rei, Verdade, Se tivesse Dó, entre outras pérolas da Música Popular Brasileira.

Este ano, caberá ao ator baiano Jackson Costa encarnar a figura de San Gennaro, circulando por toda a festa com a vestimenta característica da imagem - agora revisitada com o figurino criado pelo estilista Ronaldo Fraga. Durante toda a festa, Jackson vai interagir diretamente com o público. “Estou pronto para fazer muitas fotos e marcar a memória de uma forma bem positiva”, adiantou.

O palco será montado mais uma vez bem próximo à Biblioteca Juracy Magalhães, que vai receber os convidados numa programação aberta em ambiente seguro, iluminado e 100% gratuito - um verdadeiro presente para os baianos e turistas de Salvador.

O som do Dj Patrick Tor4 vai animar o público desde o início da festa, às 10h da manhã, e segue se alternando com as outras atrações até a finalização, às 22h. A agitadora cultural Rose Lima e Luciano Salvador Bahia assinam respectivamente a curadoria e a direção musical da programação artistica do evento. O grupo Oficina de Sons também estará presente para homenagear San Gennaro com a percussão dos seus pandeiros, além de uma surpresa que a produção está preparando para o público. O grupo Corrupio também está na programação dedicada à criançada.

Com o show Samba 70, Luciano Salvador Bahia chega com grandes hits que marcaram o topo das paradas nessa década. Benito di Paula, Clara Nunes e Martinho da Vila, entre outros, estão no seu repertório. 

O cantor Mazzo Guimarães traz o melhor do samba de gafieira, ampliando o estilos dentro do tema principal. Um samba de roda também faz parte do seu show.

A vocalista do Bailinho de Quinta, Juliana Leite, fará um show solo com um repertório de sucessos bem conhecidos do público. Uma seleção de marchinhas com o toque percussivo e vibrante do legítimo samba da Bahia.

Criadora do projeto “Samba Djanira” - que ganhou um registo audiovisual gravado do MAM - a cantora baiana Illy vai trazer um repertório exclusivo para a festa de San Gennaro, inserindo o samba da Bahia entre um mix de sucessos para o evento;

Cantor, compositor e intérprete de sambas famosos gravados por artistas como Zeca Pagodinho, Alcione, Renato Ribeiro, Martinho da Vila, entre outros, Nelson Rufino é uma das atrações mais aguardadas na grade de programação do evento.

Adaptando o formato “atração convida atração”, o grupo Batifun recebe no palco uma série de convidados especiais que vão manter a animação noite adentro. 

As cantoras e sambistas Ju Moraes e Juliana Ribeiro são nomes já confirmados pela produção do evento. As duas vão subir ao palco do BATIFUN em momentos diferentes - sempre convidadas pelo grupo formado pelos músicos Marcelo Timbó, Júnior Luiz e Fernando Rufino - desde 1998 considerado uma referência do samba na Bahia.