Colunas

Os pilares da minha formação empresarial

Walter Fernandez Neto, advogado e empresário, sócio-fundador da Multiplic Participações

Os pilares da minha formação empresarial
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

23/07/2022 5:00pm

Toda trajetória empresarial é composta por erros e acertos. Os empresários de sucesso, naturalmente, são aqueles que erram menos, identificam os erros e corrigem rapidamente o prumo dos seus negócios. Foi com base nessas premissas que tenho conduzido minha vida empresarial. A naturalidade para encarar os erros e a coragem para fazer as mudanças necessárias. Mais do que isso, eu como empresário busquei identificar e ter claro sobre quais pilares construiria a minha carreira e história.

A formação em direito, bem como a experiência no jurídico de grandes grupos empresariais como Econômico e Odebrecht pavimentaram o meu caminho em relação a um olhar holístico dos negócios. Aprendi com as peculiaridades dos diversos segmentos da economia produtiva em que cada um desses grupos atuava ao mesmo tempo em que lidava no dia a dia com todos os setores de cada empresa, da contabilidade ao operacional, do RH ao comercial. Esses foram os meus primeiros passos para que pudesse me preparar e me lançar no mundo empresarial, deixando em segundo plano, mas não abandonando minha carreira como profissional liberal.

Com o lado prático, aproveitei a minha curiosidade inata para navegar em diferentes setores da academia, buscando uma formação multidisciplinar, coadunando com a minha visão de mundo de que não devemos ficar presos e apegados a valores do passado. Com esse olhar, me pós-graduei em administração de empresas e fiz cursos de especialização no mercado imobiliário pela Ademi-RJ, formação avançada em finanças pela ANBIMA, Investimentos em Parcerias Público-Privadas e ainda Private Equity & Venture Capital ambos pelo INSPER.

Por outro lado, além dos aprendizados teóricos e práticos mencionados acima, tive como terceiro pilar na minha formação empresarial as minhas experiências pessoais, que julgo de extrema importância, afinal nós somos aquilo que vivemos. Não ficar apenas em Salvador foi uma dessas premissas adotadas para maximizar a aprendizagem sobre outras culturas e visões de mundo. Morar em Caracas no momento áureo da riqueza do petróleo Venezuelano, em Nova Iorque vivendo toda ebulição e liquidez do mercado financeiro antes da entrada de Trump, abertura de uma empresa de Consultoria Ambiental em Angola logo após a implementação da sua política de meio ambiente foram, sem dúvidas, experiências que contribuíram em muito na minha formação pessoal e empresarial. Dentro do Brasil não foi diferente, sempre buscando diferentes negócios e sócios em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Esse aprendizado constante continuou em casa, onde pude, como um expectador privilegiado, participar no dia a dia dos negócios da família, vivenciando alguns dissabores e absorvendo e aprendendo com os muitos acertos e pioneirismo que deixaram marcas em nossa cidade.

Essa bagagem aliada à minha inquietude não me permitiria atuar em apenas um ramo de negócios.  Daí a escolha de ter minha empresa de participações, onde posso atuar em diferentes segmentos com complementaridades, somando sinergia entre as empresas existentes. No foco principal está o desenvolvimento de negócios imobiliários e estruturações financeiras. Como uma vantagem adicional dessa estratégia, está o constante aprendizado e troca com meus muitos e diferentes sócios, todos extremamente competentes e dedicados em suas áreas de expertise, que vão de gestores financeiros a restaurateurs e de advogados a engenheiros.