Colunas

O patrimônio que o soteropolitano precisa promover e usufruir

Paulo Marques - Diretor da Fera Investimentos

O patrimônio que o soteropolitano precisa promover e usufruir
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

06/08/2022 6:00pm

Fiz carreira no mercado imobiliário nacional e sou aficionado pelo desenvolvimento de masterplans imobiliários...pelo menos, quando surge a oportunidade. Você toparia trocar sua carreira tradicional em empresas de capital aberto para se dedicar a um projeto de longo prazo no Centro Histórico de Salvador? Pois é, foi o que fiz e a recompensa natural, depois de vários árduos episódios, é ver uma área degradada começando a se abrilhantar novamente, com novos equipamentos em que cada vez mais baianos e turistas usufruem e a percebem como o grande patrimônio que torna essa cidade um destino internacional.

Há alguns anos venho me dedicando na realização de restauros na Rua Chile e entorno, por acreditar no acervo arquitetônico de Salvador como um dos maiores potenciais de nossa cidade, mas até então deixado de lado pelo próprio soteropolitano. No portfólio realizado, gerir a revitalização do antigo Palace Hotel foi divisor de águas. O projeto foi pioneiro como exemplo de retrofit em imóvel histórico e através da Fera Investimentos reaberto como ícone da hotelaria boutique na Bahia em 2017. Desde então, foi desmistificado o questionamento sobre a viabilidade de investimentos dessa natureza e matérias internacionais divulgaram a notoriedade que o empreendimento ganhou, figurando como cenário de novelas e em gravações de artistas. 

Na sequência veio o edifício garagem Premium Park, com 250 vagas, exclusivamente com o objetivo de dar comodidade para o visitante, além de manter forte compromisso em gerar impacto social, por priorizar os moradores do próprio entorno em seu quadro de colaboradores. Além de outros prédios e lojas também já reformados, atualmente é o minucioso restauro do Palacete Tira-Chapéu que se apresenta como desafio e que em breve abrigará um centro gastronômico âncora para atração do soteropolitano, gerando pelo menos 200 empregos diretos. 

Ressalto que o poder público tem tido total relevância nesse projeto de longo prazo, recuperando a infraestrutura da região e dando atenção à segurança dos visitantes. Desde então equipamentos importantes também passaram por intervenções, como a Catedral Basílica, a igreja de São Domingos, a revitalização de toda Rua Chile, Praça Castro Alves, a nova Praça Visconde de Cairu e a inauguração da Casa do Carnaval. 

Após cada nova operação, outras novidades virão na sequência. A Rua Chile, de uma vez por todas, se consolida como destino inigualável para quem visita Salvador ou quem quer reviver a região historicamente mais exuberante e rica da capital de nosso Estado.