Colunas

O maior sucesso é ser feliz!

Fernando Caribé - Administrador de empresas, empresário.

O maior sucesso é ser feliz!
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

03/12/2023 12:00pm

Inicialmente, gostaria de agradecer a Revista Let's Go Bahia e ao grupo empresarial Business Bahia, por me conceder a oportunidade de compartilhar a minha história profissional, que poderá inspirar pessoas.

Desde cedo percebi que a vida profissional está atrelada a vida pessoal, e quem está feliz pessoalmente tem mais chances de pleno sucesso profissional, e a importância de se conhecer, para fazer as melhores escolhas relacionadas a vocação.

Planejamento, capacidade de relacionamento interpessoal, ser eterno aprendiz, estar bem informado, vida equilibrada, amor pela profissão: esses são os principais pilares da minha carreira profissional. Percebi a importância e aprofundei conhecimentos em administração do tempo (tempo é vida), liderança, análise de problemas e tomada de decisão, itens fundamentais para ter sucesso.

Planejei, desde cedo, trabalhar inicialmente em grandes organizações e multinacionais, pois sabia que aprenderia muito mais e, em um certo momento, passaria a empreender e assumir mais riscos

Tive o privilégio de nascer, viver a infância e adolescência, gozando a liberdade, a natureza e todas as delícias de uma cidade do interior: Feira de Santana. Meu pai, Fernando, era um comerciante de materiais para construção e pecuarista. Ele me transmitiu importantes princípios de formação do caráter, me despertou a paixão pelo comércio e pelos negócios e a cultura de poupar primeiro para comprar tudo a vista sem ter que pagar juros. Minha mãe, Betinha, era focada na boa educação dos filhos, equilíbrio e harmonia com o mundo que nos cerca.

Aos 18 anos, me mudei para Salvador, cidade pela qual sou apaixonado. Por aqui, comecei a cursar Administração de empresas na Universidade Católica e passei a fazer alguns estágios profissionais. Aos 20 anos, fui escolhido em um processo seletivo pela multinacional farmacêutica Laboratórios Andrômaco , para meu primeiro trabalho profissional em vendas e marketing. Após um ano, fui promovido a supervisor de vendas e marketing, onde trabalhei por 3 anos e meio. Quando busquei novas experiências, me candidatei e fui selecionado e me transferi para Tubos Tigre Sa, o maior fabricante de tubos e conexões de pvc da América do Sul, onde exerci a função de supervisor de vendas e marketing e participei de programas de treinamento profissional de alto nível nos 5 anos que me dediquei a empresa, até que escolhi mudar mais uma vez e me candidatei e assumi a gerencia regional Salvador da Saint Gobain - divisão canalizações Barbará, multinacional francesa, maior produtor mundial de tubos e conexões de ferro fundido e um dos maiores em vidros. 

Após um ano, fui promovido a gerente da regional São Paulo, unidade com o maior faturamento e os maiores clientes da empresa, período esse de grande desenvolvimento profissional e pessoal. Foi nessa mesma época que nasceram meus 2 filhos. Após 4 anos de boa adaptação em São Paulo, sucesso na carreira e perspectivas de promoção, precisei fazer a difícil escolha para atender prioritariamente a família e retornei à Salvador. Mesmo com grande perda financeira, quando fui selecionado para o cargo de gerente regional nordeste da Akzo Quimica divisão tintas ypiranga e wanda, uma multinacional holandesa de grande valor e que me agregou bons conhecimentos. Nesse período, já me sentia preparado para empreender .

Algum tempo depois, já aos 34 anos de idade, boa experiência e capital acumulados, bom networking , boas ideias e planos, decidi assumir mais riscos e empreender criando 3 empresas: a Caribe Representações Comerciais, para atender o mercado de tratamento de água pública, saneamento, construção, energia com tubos, conexões, tampões, hidrômetros etc. Pouco tempo depois estruturei a Multilight ,primeira importadora e montadora de cordas luminosas da Bahia, substituto do neon, para decoração de fachadas de prédios, cidades, lojas, trios elétricos etc. E, por fim, a Consulquim Consultoria Empresarial Ltda.

Percebendo a tendência pela alimentação saudável criei, juntamente com a minha ex-esposa, a Sala das Saladas. A empresa estava instalada no Shopping Barra e tinha mais outras duas unidades de fast food no Shopping Iguatemi.

Algum tempo depois negociei uma participação na Sasil Comercial e Industrial Produtos Químicos SA, com sede em Salvador, para desenvolver a expansão da empresa para o mercado nacional e internacional, desenvolvimento de novos produtos, novas distribuições, formação de equipes etc. No decorrer dos anos, me tornei sócio cotista, através da FCF participações, com a função executiva de diretor comercial, e como o projeto era grandioso, vendi minhas cotas das empresas de representação, multilight e fast food para dedicação exclusiva a Sasil, que cresceu bastante no decorrer dos anos e em 2010 já tinha se tornado a quarta maior distribuidora de produtos químicos e petroquímicos do Brasil e a maior distribuidora dos produtos Braskem, possuindo 14 unidades de negócios e faturamento anual superior a US$180 milhões. O meu período de 20 anos na Sasil é o de maior desenvolvimento pessoal e profissional, muito intenso, de grandes emoções e daria uma história a parte que não caberia nesse espaço.

Durante a minha carreira profissional conheci excelentes profissionais de diversas culturas, líderes, empresários e pessoas de muito valor, com quem pude aprender e compartilhar conhecimentos e experiências.

Essas foram as minhas escolhas profissionais, cada uma delas desempenhadas com muito amor, dedicação e criatividade, buscando exercer com muito equilíbrio e coragem, utilizando a experiência acumulada e técnicas aprendidas, harmonizadas com as escolhas pessoais de viver na cidade que amo, viver com a mulher amada, em harmonia e proximidade com a família, conviver com amigos especiais, buscando fazer o máximo possível o que me faz bem.

Uma das maiores realizações pessoais é ter inspirado e contribuído para que meus filhos também encontrassem as suas verdadeiras vocações profissionais, combinadas com o foco na felicidade, e ver que encontraram também na administração de empresas e em carreiras internacionais a felicidade. 

O foco sempre foi e será ser feliz na vida profissional e pessoal, objetivo maior esse que tenho alcançado até o momento.