Colunas

O desenvolvimento profissional e a busca do sucesso caminham juntos

Flávio Corrêa Lordello - Engenheiro Civil, Superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da RMS – Embasa

O desenvolvimento profissional e a busca do sucesso caminham juntos
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

12/02/2022 2:00pm

A base familiar, exemplos que tive e, sobretudo, os sacrifícios feitos ao longo das jornadas frente às escolhas formaram o alicerce para a trajetória e resultados observados ao longo dos meus 40 anos completados no último dia 22 de Julho.

Filho mais velho de uma família de 3, com um pai também engenheiro civil, ex petroleiro e uma mãe assistente social e ex SESAB, tive no ceio das famílias de meus pais características que forjaram identidade e caráter. Ainda alcancei os últimos momentos sociais que, tradicionalmente, o filho mais velho carregava consigo a responsabilidade de ser aquele que conduzia os demais em uma trajetória de sucesso.

As famílias de meus pais, ambas, tem origem na classe média e teve forte influência dos imigrantes com origem europeia. Portugal, Oriente Médio, Espanha foram algumas das influências mais presentes, e ainda me lembro do alfabeto árabe ser declamado por minha avó por parte de mãe.

Tive a oportunidade de conviver e observar alguns dos sacrifícios feitos por meus avôs, que eram os então "chefes de família", termo usado a época para o provedor familiar. Alguns sacrifícios foram feitos e hoje vejo como necessários a formação das outras gerações como a minha, por exemplo. 

Valores familiares, sobretudo pautados no que é correto, na educação, no comportamento com empatia, responsabilidade, alicerces sólidos nos fundamentos do caráter, não limitaram, no entanto, as observações das evoluções sociais que observamos na atualidade. Julgo hoje que fui criado por pais que estavam a frente do seu tempo e tive muita "sorte" de ter uma educação baseada no respeito, empatia, correção e valores humanos fundamentais e intransigentes.

Nascido no início da década de 80, estudei na Escola Tempo de Criança, Colégio São Paulo, Colégio Integral e Colégio Cândido Portinari, este último concluí o antigo 3º ano do Científico no final da década de 90. Estas passagens puderam consolidar alguns dos valores mais fundamentais e comecei a ser inserido no contexto da competitividade interpessoal, de mercado profissional, preparo este que se mostraria importante posteriormente.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia em 2006, já ingressara como estagiário em 2001 no mercado de trabalho na Mana Engenharia e Consultoria, empresa de projetos industriais, atuando na área de Planejamento e Controle, sendo contratado como engenheiro logo após a formatura.

A necessidade de ingressar no mercado de trabalho logo cedo, ainda tendo uma realidade de classe média, aguçou o espírito de independência, buscando desonerar a família de uma série de custos pessoais e desejos de todos os jovens em início de carreira. Desde cedo, conciliei o estágio em engenharia com outros dois trabalhos, que além da grade na universidade, ocupava boa parte do dia e praticamente impondo o desenvolvimento na administração de conflitos, conciliando vida pessoal e profissional.

Aos 26 anos, ainda pela Mana Engenharia, tive a oportunidade de trabalhar, durante 6 meses, no Rio de Janeiro, em um projeto que envolvia a elaboração de propostas para licitações de grandes empreendimentos para a Construtora Queiroz Galvão, com o Superintendente Marcos Maia. Nesta oportunidade, fui observado e recrutado em 2007 pela Construtora para o seu quadro próprio da Matriz.

Esta importante mudança profissional teve como premissa o desenvolvimento da carreira em grandes empreendimentos, construção pesada, e a Construtora Queiroz Galvão reunia um celeiro de grandes profissionais e portfólio de empreendimentos desafiadores.

O 1º empreendimento que assumi como Coordenador de Planejamento foi a obra de substituição dos braços de carregamento do pier da Transpetro, em Madre de Deus. Em seguida, assumi a Coordenação de Planejamento de um dos maiores empreendimentos realizados na Bahia entre 2007 e 2011. Realizado na RLAM, Refinaria Landulpho Alves em Mataripe, a mais tradicional refinaria da Petrobras que estava, a época, investindo na construção de novas unidades para a produção de diesel em padrão de exportação mundial quanto a geração de poluentes.

Na Construtora Queiroz Galvão, senti a necessidade de agregar ainda mais valor à carreira, desta forma ingressando na Fundação Getúlio Vargas para o 1º MBA da carreira. Nesta oportunidade, integrei a turma GP-09, cursando MBA em Gestão de Projetos. Esta decisão, apesar da jovialidade, se mostraria a frente fundamental para uma série de eventos que viriam a ocorrer em seguida.

Em 2011, outra guinada na carreira ocorreu quando ingressei na Empresa Baiana de Águas e Saneamento, mediante concurso público prestado em 2009. Já com experiência em Projetos de Engenharia, um MBA em Gestão de Projetos, experiência em obras de infraestrutura e construção pesada, ingressei ainda jovem na Embasa e cheio de expectativas quanto ao desenvolvimento da carreira, apesar de ciente da mudança substancial quanto à prestação de serviços agora em um ambiente público.

Já na Embasa, logo no meu primeiro ano, assumi cargo na Coordenação na Divisão do Departamento de Orçamento de Obras. No ano seguinte, assumi a gerência do mesmo departamento. Nele, fui responsável pela requalificação na metodologia de orçamento de obras públicas no âmbito da Embasa, contribuindo com a publicação na Internet da tabela de preços e composições de serviços da organização, cumprindo assim importante requisito referencial de mercado e parte integrante da Lei de Diretrizes Orçamentárias Federal e Estadual (LDO).

Esta ação, a época vista como ousada e supostamente arriscada, recolocou a Embasa em posição de vanguarda referencial no estado da Bahia e até mesmo no cenário nacional como referência oficial de preços e composições usadas por importantes instituições como a Caixa Econômica Federal, Programas de Saneamento da FUNASA, Tribunal de Contas da União, do Estado, além das demais empresa públicas no segmento de Saneamento Básico.

Já assessor da Diretoria Técnica e de Planejamento, cargo ocupado ainda com 33 anos, fui responsável por um projeto estratégico ocorrido para a requalificação das modalidades de contratação de serviços da Embasa, implementando a partir de 2016, um contrato por performance no âmbito dos contratos de Manutenção Operacional, cuja premissa foi de estabelecer relação "ganha-ganha" entre Embasa e seus prestadores de serviços em benefício do uso dos recursos públicos de forma racional, equilibrada e efetivamente necessária.

Já consolidado como membro importante do corpo técnico da Embasa e participante das agendas institucionais em nível Estratégico da Organização, resolvi ingressar em uma das 17 Unidades Regionais (Unidades de Negócio) da Embasa, unidade esta responsável pela operação, prestação de serviços, relacionamento com os clientes e todas as partes interessadas.

Ao mesmo tempo que ingresso na Unidade Regional da Federação (UMF) da Embasa, um dos maiores faturamentos, também ingresso no 2º MBA. Desta feita vislumbrando a complementação de conceitos e ferramentas importantes também na FGV, na turma GE-74 no curso de Gestão Empresarial.

Atualmente ocupo a Superintendência de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da RMS, após 10 anos na organização, com duas pós-graduações, ocupando cargos importantes, experiência no mercado privado, experiência na administração pública e com 40 anos. Vislumbro um leque de possibilidades para requalificar a prestação de serviços públicos, essenciais, sobretudo valorizando as contribuições do mercado em busca da universalização dos serviços essenciais à sociedade na Embasa preservando o interesse da sociedade baiana.

Em uma breve retrospectiva consigo, com clareza, observar as decisões que tomei ainda jovem, na busca da excelência profissional, do valor agregado, que me trouxeram até aqui. Como parte integrante do grupo Business Bahia, trago comigo as diversas contribuições de colegas, referências e figuras importantes na minha carreira, conselhos e ensinamentos. Vejo pela frente longa jornada, sobretudo e forjado com valores fundamentais, para a melhor prestação de serviço público, eficiente, eficaz, reconheço que um dos maiores desafios é a busca pela melhoria contínua na prestação de serviços públicos, valorizando o mercado, preservando o interesse social com responsabilidade, comprometimento e transparência.