Enfrentar desafios, agarrar as oportunidades e aprender com os erros sempre foram os pilares da minha jornada profissional e pessoal. Por ser um capricorniano, digo que nasci com a semente da maturidade, com um forte senso de autoridade, responsabilidade e estabilidade. Acredito que minha tarefa é dar forma à sabedoria, usar minhas experiências, erros e acertos para ajudar as pessoas a desenvolverem disciplina e regras para que se atualizem e se tornem responsáveis por seu trabalho e vida pessoal. Por esse motivo, digo que, ainda que eu assuma diversos trabalhos, cargos ou empregos, nunca deixarei de ser professor.
Nascido em Salvador, filho único de galegos, pai de um lindo casal, aprendi valores morais e culturais importantes. Entre eles, destaco resiliência e respeito.
Formado em Ciências Econômicas e Direito com especialização em Direito Tributário, Direitos Humanos e Formação de Operadores em Medidas Socioeducativas, atualmente sou Diretor Executivo do CONAJA, atuando com Justiça Arbitral, e professor dos cursos de Graduação em Direito do Centro Universitário Salvador (Universo), do Centro Universitário Estácio da Bahia, além de coordenador das pós-graduações em Direito Militar, Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário e Mediação de Conflitos desta última IES. Ministro palestras e coordeno cursos preparatórios para a carreira jurídica e policial.
Comecei minha vida profissional atuando, como todo jovem aprendiz da minha geração, inicialmente como office boy, vendedor, auxiliar administrativo, e à medida que meu comprometimento e empenho eram reconhecidos, assumi funções de maior responsabilidade alcançando cargos de supervisor comercial e gerente. Também me aventurei como empresário. Foram anos de aprendizado e formação moral. Depois, ingressei na área pública, no início como assessor parlamentar da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia; em seguida, Diretor da Colônia Penal de Simões Filho, onde inauguramos a Unidade Prisional prezando sempre pelo respeito à pessoa humana, dialogando com a comunidade local e promovendo parcerias com os setores público e privado, visando oportunizar trabalhos e cursos para os internos. Logo depois, assumi a Direção da Penitenciária Lemos Brito, tendo como desafio administrar a maior e mais importante Unidade Prisional da Bahia. Em alguns momentos me passava pela cabeça “será que tomei a decisão certa?”. Seria tedioso enumerar todas a ações realizadas. O importante é dizer que, desde a simples troca de identificação de um prédio até o aumento de vagas de trabalho, busquei promover a dignidade dos internos, pessoas que estão ali por seus erros. E não é próprio da humanidade errar? Então, para os que mais erraram melhor e mais humano deve ser o tratamento. Este sempre foi meu objetivo.
Como fruto de todo o trabalho desenvolvido, assumi a Superintendência de Administração Prisional do Estado da Bahia com a missão de gerir todas as Unidades Prisionais do Estado. Foram muitos erros e acertos e muito aprendizado. Mas novas oportunidades surgem, e o medo de errar não pode nos impedir de arriscar e, assim, a pedido da Diretora Geral da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), assumi a Direção Adjunta. Outros humanos errando, desta vez os jovens. A responsabilidade, ainda maior, o desafio, gratificante. O erro do jovem não é crime e todos nós adultos somos responsáveis. Aprendi um novo modo de olhar os erros dos outros, um olhar socioeducativo, pedagógico, bem em sintonia com minha vocação de professor, pois sempre mantive a paixão pela docência ardente, viva e atuante em diversas instituições de ensino técnico, superior e preparatório para concursos.
Finalmente, após tantos anos em cargos de liderança fui convidado pelo Presidente do Conselho Nacional de Justiça Arbitral (CONAJA) a assumir a Direção Executiva e, mais recentemente, me tornei membro do Business Bahia contribuindo por meio dos debates e ações propositivas, para o desenvolvimento do ambiente de negócios em nosso estado.
Agradeço aos meus ancestrais, aos amigos desta jornada terrena, ao Business Bahia e à revista Let´s Go pela oportunidade de compartilhar esta história e inspirar outras pessoas, pois como diz Augusto Cury em seu livro Revolucione sua qualidade de vida, “Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência”.