Colunas

Melhores resultados decorrem de foco, coragem, determinação e trabalho árduo

Expedito Teixeira de Carvalho Filho - Advogado

Melhores resultados decorrem de foco, coragem, determinação e trabalho árduo
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

15/10/2023 5:01pm

Sou baiano, nascido em Salvador, mas carrego comigo um coração sertanejo, lá do sertão de Irecê, aquele sertanejo que gosta de uma boa batalha, que enfrenta com garra, galhardia e disposição as possibilidades e oportunidades que encontra na vida e na trajetória profissional escolhida.

Os desafios da vida e profissionais não os qualifico como obstáculos, mas sim, como oportunidades que a vida me apresentou, sempre.

É inegável que a formação, a minha base, veio da estrutura familiar, o exemplo de pais dedicados e que ofereceram oportunidades de crescimento aos 5 filhos e que sempre valorizaram e priorizaram a educação e nos mostraram que essa era a chave que iria nos levar a alcançar nossos objetivos e sonhos.

A minha formação acadêmica se iniciou com o curso de Engenharia Elétrica/UFBa, área na qual, fiz dois mestrados: o primeiro na Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais e o segundo na Universidade de Birmingham, na Inglaterra.

Posteriormente, antevendo novos caminhos e possibilidades profissionais, enveredei pelo apaixonante caminho do Direito e resolvi complementar minha formação com o curso de Direito, ao qual me dediquei com o mesmo afinco da Engenharia Elétrica.

Durante um longo período me tornei servidor público, engenheiro, depois como procurador federal na Advocacia Geral da União e, posteriormente, como delegado de Polícia Federal. Experiências marcantes em minha trajetória que muito me acrescentaram e das quais me orgulho.

Veio a aposentadoria como delegado federal, mas ainda não era o momento de parar e com um entusiasmo sempre renovado, a sabedoria adquirida com a experiência de vida, a determinação e o foco que permearam o meu caminho, com afinco volto a me dedicar à advocacia.

Atualmente, exerço a Advocacia com devoção e essa é a minha atividade principal, mas completo minha jornada como gestor de duas empresas, a Blex Locação e Comércio Ltda e a DML Transporte e Cargas, ambas com atuação no ramo de locação de escavadeiras, equipamentos pesados e transporte de cargas, afinal, minha formação como engenheiro existe e ainda pode e deve ser exercitada. Eu também me orgulho de ser engenheiro.

Duas jornadas. É fácil? Não, não é. Mas é desafiador e gosto de desafios. Empreender é um desafio diário, mas os resultados sempre vêm quando privilegiamos foco, determinação, coragem, trabalho árduo e muito respeito a quem vamos prestar nossos serviços.

Empreender é superar obstáculos diariamente, é conquistar um pouco mais a cada dia, é valorizar cada conquista com entusiasmo e crença determinada. Ter a sabedoria de ir em frente, de recuar se for preciso ou esperar por um melhor momento.

A formação acadêmica me deu “régua e compasso” e valorizo sobremaneira esse tempo de preparação. Valeu a pena. Trouxe conhecimento, maturidade e paciência. 

Minha personalidade inquieta teve ganhos também, com as diversas experiências, principalmente, para quem como eu me dedico a defender pessoas e a empreender no Brasil.

Orgulho-me de estar sempre alerta aos sinais do mercado e, em razão disso, não temo inovar e buscar novas soluções para melhor enfrentar os desafios que a Advocacia e os negócios nos apresentam.

Recuei algumas vezes na minha vida profissional, posso citar como exemplo, quando pedi demissão da Coelba, onde eu era engenheiro e gestor com uma carreira consolidada no âmbito da empresa e voltei à universidade para cursar Direito, também na UFBa, com o mesmo empenho que cursei Engenharia Elétrica. 

Ressalte-se que nessa época meus filhos eram pequenos, minha caçula tinha apenas um ano de idade.

Atuei como perito técnico para seguradoras e também como perito para a Receita Federal, o que além da rica experiência me permitiu trabalhar em todo o Brasil e no exterior. Recuos sempre estratégicos e responsáveis, similarmente ao jogo de xadrez, que muito aprecio, - mais do que jogo, a vida profissional e empresarial precisa ser norteada por estratégia sólida, avanços e recuos de acordo com as circunstâncias.

Outras tantas vezes mudei de rumo, quando busquei uma nova formação, com o curso de Direito, quando deixei o cargo de Procurador Federal da AGU para ser delegado da Polícia Federal. Escolhas difíceis, mas que trouxeram encanto à vida e sempre muita fé no futuro.

Essas mudanças me fortaleceram e me fizeram crescer como profissional, o que de fato é gratificante.

Trago comigo o reconhecimento e a gratidão ao exemplo dos meus pais. Meu pai, desembargador aposentado, que hoje às vésperas de completar 90 anos ainda advoga com vigor e disposição. Ele sempre enfrentou a vida sem medo de lutar e me disse uma frase cheia de sabedoria quando o questionei sobre o patrimônio dele que poderia ser maior. Respondeu-me de pronto: ”Meu filho, meu patrimônio é enorme, vocês, meus filhos, são todos formados”.

Com a minha mãe aprendi o sentido mais amplo da organização, - organizar é ganhar tempo, é ter um desempenho melhor. Portanto, ensinou-me a cuidar das coisas com rigor e esse ensinamento está tão presente em mim que o estendo à minha atuação profissional, tanto no Direito como na atividade empresarial.

Na Advocacia a sistematização das estratégias, a boa técnica e dedicação às causas abraçadas, estão sempre presente em minha atuação.

Nas empresas, os nossos equipamentos são cuidados com todo esse rigor e, por isso, submetidos a manutenções periódicas, higienização, manutenção esmerada das funcionalidades ao aspecto estético e integridade de cada peça. 

Dessa forma, nossos equipamentos apresentam sempre uma performance otimizada levando tranquilidade a quem contrata nossos serviços.

Minha formação em colégio de padres, o Salesiano, e depois na ANP - Academia Nacional de Polícia me presentearam com regras rígidas de disciplina, isso faz parte do meu jeito de ser e atuação profissional e as levarei para a vida toda.

Aqui deixo uma parte da minha trajetória que se confunde com a minha história pessoal, e nem poderia deixar de ser. 

Assim, reafirmo que os melhores resultados decorrem de muito foco, coragem, determinação e trabalho árduo, direcionados para o atendimento das demandas e necessidades dos clientes.