Lives e reuniões virtuais para lançar carros na web

Modelos como a nova geração da Fiat Strada, VW NIvus e Chevrolet S10 ganharam destaque nas plataformas digitais

Lives e reuniões virtuais para lançar carros na web
Roberto Nunes - Jornalista automotivo

Roberto Nunes - Jornalista automotivo

20/10/2020 1:40am

Detalhes do carro via e-mail, ofertas das promoções com bônus de R$ 10 mil postadas nas redes sociais e negociações com os clientes interessados no carro por mensagens de WhatsApp. A relação do consumidor e dos consultores de venda das concessionárias de veículos zero km e das lojas de modelos seminovos mudou, e mudou muito no Brasil. É o “novo normal” do mundo neste período da pandemia da COVID-19. Não há como negar: a comunicação e as relações humanas estão cada vez mais digitais e, especialmente, são promovidas via smartphone e nas inúmeras plataformas virtuais.

As montadoras de veículos estão desde maio promovendo debates, anúncios de investimentos e lançamentos de carros novos, como o inédito Volkswagen Nivus, nas salas de reuniões pelas plataformas Zoom e Google Meet. Modelos reestilizados, a exemplo da nova geração da picape Fiat Strada, foram desvendados com exclusividade para a clientela por lives no Youtube. Após adiar o lançamento da nova Strada, que estava agendado para abril, a marca italiana Fiat decidiu promover um big lançamento em uma live.

A segunda geração da Strada ganhou, ao longo de dois meses, prévias em uma campanha de comunicação digital. De cara, conquistou quem estava em casa com o smartphone nas mãos na fase do distanciamento social e gerou aí um interesse do público.

A nova Strada ficou, sim, com visual de Toro. Ganhou novos equipamentos para reforçar a sua liderança no segmento de picapes no país e uma carroceria de quatro portas, mostrando inovação no ponto de vista de design. A nova Strada chega em cinco versões.

A renovação da Strada começa com a plataforma MPP, dedicada ao desenvolvimento da nova picape. Agora, a picape da Fiat tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu o maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. É possível transportar 650 kg na versão para cinco ocupantes ou até 720 kg na configuração de entrada.

S10 ficou renovada e ganha wi-fi a bordo

O mundo das picapes tem mudado e muito. No Brasil, há modelos de picapes compactas, médias e grandes. Pioneira no segmento, a Chevrolet quer mais com a S10, modelo que ganhou renovação nesses seus 25 anos de mercado brasileiro. A linha 2021 da S10 chegou com wi-fi, novo motor turbo com calibração inédita e mais segurança para o picapeiro e demais passageiros com seis airbags em todas as versões e sistema de frenagem autônoma de emergência. A picape é ofertada com a opção dos motores 2.5 flex e 2.8 turbo diesel, de 200 cavalos de potência.

Ford lança SUV Territory para brigar com Compass

A Ford lançou o SUV médio Territory, modelo feito na China para brigar com o Jeep Compass e o VW Tiguan no Brasil. O modelo chega em duas versões, SEL (R$ 165.900) e a topo Titanium (R$ 187.900), ambas equipadas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 turbo, gasolina, de 150 cavalos, direção elétrica e câmbio automático CVT com oito velocidades simuladas.

O Territory impressiona, sim, pelo visual moderno. É um SUV com linhas harmônicas na parte frontal e também na traseira. Internamente, há toques de requinte e um painel de instrumentos moderno e um multimídia. A suspensão do Territory é independente, tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. O sistema de freios é disco nas quatro rodas, com discos ventilados na frente e sólidos atrás. A SEL utiliza pneus 235/55 de 17 polegadas e a Titanium um 235/50 de 18 polegadas. O pacote mais completo tem teto pintado de preto, rodas aro 18”, maçanetas cromadas, retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico, interior na cor bege, luz ambiente configurável em sete cores, banco do motorista com ajustes elétricos, painel digital configurável com tela de 10”, sistema de som com 8 alto-falantes, carregamento sem fio para celular e sensor de chuva.

É um carro chinês moderninho com pacote de recursos semiautônomos de assistência à condução como piloto automático adaptativo com Stop and Go. Há sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de aviso de mudança de faixa e estacionamento automático. A Ford oferece a garantia das três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago.

Porsche apresenta o elétrico Taycan


A alemã Porsche solta mais um esportivo no Brasil. É que já foi iniciada a pré-venda do Taycan no mercado nacional. O Taycan é o primeiro esportivo de propulsão totalmente elétrica da marca. A Porsche divulgou o preço do Taycan. Sai a partir de R$ 589 mil, com direito a um carregador de 11 kW para a recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos (a instalação está no brinde). O Taycan desembarca em três versões, já como modelo 2021 no país. A Porsche posiciona o esportivo Taycan 4S com valor a partir de R$ 589.000; Taycan Turbo a partir de R$ 809.00; e o Taycan Turbo S custa quase R$ 1 milhão – é a partir de R$ 979.000. O Taycan Turbo S, modelo topo de linha, conta com incríveis 761 cv e autonomia de até 412 km.

Aceleradas

PODCAST 

Entrei na onda do podcast com o Minuto Autos e Motos. Está nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcast. Os episódios contam histórias e novidades sobre o mundo automotivo, lançamentos, entrevistas e notícias quentes do mercado.

DEFENDER NA WAY 

A Land Rover lançou a Defender totalmente renovada. Tem opção de 7 lugares em todas as versões. Surge com preço inicial de R$ 400.750,00 (sem opcionais). A Way, revenda em Salvador, já oferece o novo Defender na configuração de quatro portas 110, com motor P300 a gasolina de 300 cavalos e 40,8 kgmf. Há três versões: S, SE e a topo de linha, HSE.

LEXUS NA BAHIA 

Única marca de automóveis com completo portfólio de carros híbridos no Brasil, a Lexus passa meio despercebida pelo público baiano, mas basta apenas cruzar nas ruas por um CT 200h ou um UX 250 h para despertar a curiosidade. Divisão de luxo da Toyota, a japonesa Lexus oferece o crossover-hatch CT 200h (R$ 139.990), os SUVs UX 250h (R$ 194.990), NX 300h (R$ 249.990) e RX 450h (R$ 402.990), além do sedã grande de luxo EX 300h (R$ 291.990).

JOHN COOPER WORKS 

A MINI confirmou a venda da versão especial limitada John Cooper Works GP. O carro é o modelo mais rápido da MINI. São apenas 25 unidades em pré-venda ao preço indicado de R$ 299.990 no Brasil. A reserva pode ser feita na Haus Motors em Salvador. São três mil unidades exclusivas em todo o mundo. Sob o capô o motor 2.0 TwinPower Turbo de 4 cilindros com 306 cavalos. 

SUV-CUPÊ 

A Volkswagen apresentou o novo Nivus em duas versões: Comfortline e Highline. A mecânica é o conjunto motor 1.0 TSI de três cilindros, de 128 cavalos de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, e câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. É um SUV bem equipado e com visual de cupê.