O Natal chega à sua mesa
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Modelos como a nova geração da Fiat Strada, VW NIvus e Chevrolet S10 ganharam destaque nas plataformas digitais
Detalhes do carro via e-mail, ofertas das promoções com bônus de R$ 10 mil postadas nas redes sociais e negociações com os clientes interessados no carro por mensagens de WhatsApp. A relação do consumidor e dos consultores de venda das concessionárias de veículos zero km e das lojas de modelos seminovos mudou, e mudou muito no Brasil. É o “novo normal” do mundo neste período da pandemia da COVID-19. Não há como negar: a comunicação e as relações humanas estão cada vez mais digitais e, especialmente, são promovidas via smartphone e nas inúmeras plataformas virtuais.
As montadoras de veículos estão desde maio promovendo debates, anúncios de investimentos e lançamentos de carros novos, como o inédito Volkswagen Nivus, nas salas de reuniões pelas plataformas Zoom e Google Meet. Modelos reestilizados, a exemplo da nova geração da picape Fiat Strada, foram desvendados com exclusividade para a clientela por lives no Youtube. Após adiar o lançamento da nova Strada, que estava agendado para abril, a marca italiana Fiat decidiu promover um big lançamento em uma live.
A segunda geração da Strada ganhou, ao longo de dois meses, prévias em uma campanha de comunicação digital. De cara, conquistou quem estava em casa com o smartphone nas mãos na fase do distanciamento social e gerou aí um interesse do público.
A nova Strada ficou, sim, com visual de Toro. Ganhou novos equipamentos para reforçar a sua liderança no segmento de picapes no país e uma carroceria de quatro portas, mostrando inovação no ponto de vista de design. A nova Strada chega em cinco versões.
A renovação da Strada começa com a plataforma MPP, dedicada ao desenvolvimento da nova picape. Agora, a picape da Fiat tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu o maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus. É possível transportar 650 kg na versão para cinco ocupantes ou até 720 kg na configuração de entrada.
S10 ficou renovada e ganha wi-fi a bordo
O mundo das picapes tem mudado e muito. No Brasil, há modelos de picapes compactas, médias e grandes. Pioneira no segmento, a Chevrolet quer mais com a S10, modelo que ganhou renovação nesses seus 25 anos de mercado brasileiro. A linha 2021 da S10 chegou com wi-fi, novo motor turbo com calibração inédita e mais segurança para o picapeiro e demais passageiros com seis airbags em todas as versões e sistema de frenagem autônoma de emergência. A picape é ofertada com a opção dos motores 2.5 flex e 2.8 turbo diesel, de 200 cavalos de potência.
Ford lança SUV Territory para brigar com Compass
A Ford lançou o SUV médio Territory, modelo feito na China para brigar com o Jeep Compass e o VW Tiguan no Brasil. O modelo chega em duas versões, SEL (R$ 165.900) e a topo Titanium (R$ 187.900), ambas equipadas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 turbo, gasolina, de 150 cavalos, direção elétrica e câmbio automático CVT com oito velocidades simuladas.
O Territory impressiona, sim, pelo visual moderno. É um SUV com linhas harmônicas na parte frontal e também na traseira. Internamente, há toques de requinte e um painel de instrumentos moderno e um multimídia. A suspensão do Territory é independente, tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. O sistema de freios é disco nas quatro rodas, com discos ventilados na frente e sólidos atrás. A SEL utiliza pneus 235/55 de 17 polegadas e a Titanium um 235/50 de 18 polegadas. O pacote mais completo tem teto pintado de preto, rodas aro 18”, maçanetas cromadas, retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico, interior na cor bege, luz ambiente configurável em sete cores, banco do motorista com ajustes elétricos, painel digital configurável com tela de 10”, sistema de som com 8 alto-falantes, carregamento sem fio para celular e sensor de chuva.
É um carro chinês moderninho com pacote de recursos semiautônomos de assistência à condução como piloto automático adaptativo com Stop and Go. Há sistema de alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de aviso de mudança de faixa e estacionamento automático. A Ford oferece a garantia das três primeiras revisões grátis e um ano de seguro pago.
Porsche apresenta o elétrico Taycan
A alemã Porsche solta mais um esportivo no Brasil. É que já foi iniciada a pré-venda do Taycan no mercado nacional. O Taycan é o primeiro esportivo de propulsão totalmente elétrica da marca. A Porsche divulgou o preço do Taycan. Sai a partir de R$ 589 mil, com direito a um carregador de 11 kW para a recarga da bateria de alta tensão que alimenta os motores elétricos (a instalação está no brinde). O Taycan desembarca em três versões, já como modelo 2021 no país. A Porsche posiciona o esportivo Taycan 4S com valor a partir de R$ 589.000; Taycan Turbo a partir de R$ 809.00; e o Taycan Turbo S custa quase R$ 1 milhão – é a partir de R$ 979.000. O Taycan Turbo S, modelo topo de linha, conta com incríveis 761 cv e autonomia de até 412 km.
Aceleradas
PODCAST
Entrei na onda do podcast com o Minuto Autos e Motos. Está nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcast. Os episódios contam histórias e novidades sobre o mundo automotivo, lançamentos, entrevistas e notícias quentes do mercado.
DEFENDER NA WAY
A Land Rover lançou a Defender totalmente renovada. Tem opção de 7 lugares em todas as versões. Surge com preço inicial de R$ 400.750,00 (sem opcionais). A Way, revenda em Salvador, já oferece o novo Defender na configuração de quatro portas 110, com motor P300 a gasolina de 300 cavalos e 40,8 kgmf. Há três versões: S, SE e a topo de linha, HSE.
LEXUS NA BAHIA
Única marca de automóveis com completo portfólio de carros híbridos no Brasil, a Lexus passa meio despercebida pelo público baiano, mas basta apenas cruzar nas ruas por um CT 200h ou um UX 250 h para despertar a curiosidade. Divisão de luxo da Toyota, a japonesa Lexus oferece o crossover-hatch CT 200h (R$ 139.990), os SUVs UX 250h (R$ 194.990), NX 300h (R$ 249.990) e RX 450h (R$ 402.990), além do sedã grande de luxo EX 300h (R$ 291.990).
JOHN COOPER WORKS
A MINI confirmou a venda da versão especial limitada John Cooper Works GP. O carro é o modelo mais rápido da MINI. São apenas 25 unidades em pré-venda ao preço indicado de R$ 299.990 no Brasil. A reserva pode ser feita na Haus Motors em Salvador. São três mil unidades exclusivas em todo o mundo. Sob o capô o motor 2.0 TwinPower Turbo de 4 cilindros com 306 cavalos.
SUV-CUPÊ
A Volkswagen apresentou o novo Nivus em duas versões: Comfortline e Highline. A mecânica é o conjunto motor 1.0 TSI de três cilindros, de 128 cavalos de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, e câmbio automático Tiptronic de 6 marchas. É um SUV bem equipado e com visual de cupê.
É verdade que 2020 foi um dos anos mais atípicos e sombrios dos últimos tempos, mas algumas datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Pais, serviram de aca...
Nem sempre o guardanapo foi um artigo básico e imprescindível nas mesas. Foi Leonardo da Vinci quem inventou este artigo em 1491. Nos seus diários, deixou escri...
Provavelmente, você já deve ter visto algum tapete de couro sendo utilizado em decorações rústicas. Muitas vezes, até nos arremetendo a casas de campo ou fazend...