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Rodrigo Barbosa - Sócio da Salva Comunicação

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Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

12/06/2021 2:00pm

Acredito que a prática de um constante questionamento é o principal ponto de início de qualquer inovação. O por que das coisas serem da forma que são. 

Se eu tivesse que me descrever em três palavras, seriam estas: questionador, determinado, resiliente. 

Foram com estes três pilares que tive a oportunidade de abrir e fechar 2 empresas entre meus 14 e 16 anos. Uma delas foi o KuikNews, o primeiro sistema de encaminhamento de notícias de diversas fontes como G1, Exame, IstoÉ, Veja, UOL, entre outros, filtrado pelo interesse do usuário (economia, política, esporte, entretenimento, etc.) e enviando em tempo real pelo WhatsApp para os assinantes. 

Em 3 meses de projeto e somente com marketing orgânico, conquistamos mais de 10 mil usuários ativos.

Só para efeito de comparação financeira, um valor de assinatura mensal de R$9,99 nos traria um faturamento de 100 mil reais mensais (R$1.2MM ao ano). Vale lembrar que o sistema só tinha 3 meses de oficialmente lançado. 

O projeto estava se estruturando para passar por uma expansão com uma meta de 100 mil usuários em um ano, quando de repente o WhatsApp bloqueou os nossos números de envio e nos proibiu de enviar mensagens. Isso nos deixou de mãos atadas e tivemos que parar as operações. 

“You can't connect the dots looking forward; you can only connect them looking backwards. So you have to trust that the dots will somehow connect in your future." - Steve Jobs

Foi com esta frase que eu mantive a resiliência após ter que fechar a minha primeira empresa, e hoje, sou grato por isso. 

Com o fechamento do Kuik News, fomos em busca de novas oportunidades. Neste momento, me aproximei do mundo tributário e me encantei com a possibilidade trazer receita para as empresa de dentro para fora a partir da identificação de créditos tributários dos 5 anos retroativos. O “pulo do gato” foi que eu percebi que escritórios de advocacia que já prestavam este serviço, faziam todo o trabalho manualmente e levavam entre 2 a 6 meses para identificar as oportunidades (correndo o risco ainda de cometerem erros humanos no processamento dos cálculos). Visando otimizar este processo, e construir um modelo escalonável, reuni uma equipe de programadores e desenvolvemos um software que realizava exatamente o mesmo trabalho em apenas 7 segundos e com a garantia de não haver erros humanos. Esta inovação rapidamente despertou o interesse e foi adquirida por algumas das maiores empresas do Brasil e até hoje, conseguimos levantar dezenas de milhões de reais em créditos tributários para nossos clientes, e ajudá-los a enfrentar a falta de recursos durante a crise.

Com o bom desempenho do projeto, decidimos contratar algumas agências de comunicação para trabalhar em nosso posicionamento de marca, porém, uma agência em especial chamou muito minha atenção. Não era a maior nem a com mais tempo de mercado. Muito pelo contrário, eram jovens e com poucos anos de experiência. Porém, de longe, foi a que nos trouxe o melhor resultado. Uma equipe extremamente talentosa e dedicada, com todo a energia de crescimento. Me aproximei deles conversamos sobre uma possível sociedade na agência deles. 

Neste momento, uma nova jornada se iniciou. Me tornei sócio da agência e conheci um universo imenso de possibilidades que o digital ainda não tinha me mostrado. Conhecia a parte de gestão de projetos de TI, mas não a parte do marketing digital em sua profundidade. A fim de conhecer e me destacar neste tema, decidi me especializar na MIT em Digital Marketing Analytics, com ênfase em Inteligência Artificial e Análise Preditiva, e um pouco mais para a frente, conclui os cursos de Growth Marketing pela Insper e Outbound Mkt & Sales 2.0 pela OTB. 

Aplicando a junção de tecnologia, criatividade, performance e inovação, em um ano crescemos 2.500% o tamanho da agência em faturamento e expandimos para 4 Estados brasileiros e um novo país: EUA.

Apesar de todas as experiências que tivemos, uma das mais entusiasmantes e desafiadoras da agência, foi a do convite do presidente do Business Bahia, Carlos Falcão, que nos convidou a co-criar uma campanha no inicio da pandemia para incentivar o consumo de produtos e serviços feitos na Bahia. Um pouco mais para a frente, denominado de “Made In Bahia”.

Um dos maiores desafios desta campanha foi a necessidade de trabalhar toda uma comunicação integrada por multicanais (outdoors, letreiros led, centenas de mobiliários urbanos, televisão, revistas, jornais, Instagram feed, Instagram story, Facebook, Spotfy, LinkedIn, dentre outros) com centenas de apoiadores envolvidos, sendo cada identidade visual alterada para cada apoiador.

Esta exitosa campanha ganhou o status de maior campanha que a Bahia já teve nos últimos anos. Somos extremamente gratos pela oportunidade de fazer parte desta história. Afinal, também somos Made In Bahia. Vida longa a esta campanha!

Por fim, com toda esta experiência adquirida, decidimos fundar uma Venture Builder para expandir nossas inovações e aplicar nossos conhecimentos em demais setores da economia. Hoje a RBS Investimentos já conta com projetos tanto no setor de Healthtechs, como no de Fintechs.

Hoje consigo perfeitamente conectar os pontos desta trajetória de vida e sei que muitos momentos de volatilidade ainda estarão por vir, mas a cada queda que tomamos mais forte nos tornamos. E a resiliência é sempre a peça fundamental neste processo. Vamos sempre cultivar a cultura de Lifelong Learning!