Colunas

Liderada pelo ginecologista Jorge Valente Academia da Menopausa promove imersão no tratamento da endometriose

Liderada pelo ginecologista Jorge Valente Academia da Menopausa promove imersão no tratamento da endometriose
Marcello Fontes

Marcello Fontes

05/02/2025 2:40pm

Foto: Divulgação 

Acontece nos próximos dias 07 e 08 de fevereiro, das 08 às 18h, no Hotel Quality Salvador, o curso “Imersão em endometriose: uma visão holística”. Idealizado pelo ginecologista especializado em saúde metabólica e longevidade e professor Dr. Jorge Valente, o evento tem por objetivo municiar os médicos de novas ferramentas para o tratamento da endometriose para, dessa maneira, melhorar a saúde, qualidade de vida e futuro reprodutivo das pacientes. As inscrições acontecem por meio do link disponível na bio do instagram, selecionando a opção Fale Conosco. 

De acordo com o Dr. Jorge Valente, além de subdiagnosticada, a endometriose não é tratada com a devida visão integral. Por isso, no curso, “além dos métodos diagnósticos para reconhecer melhor a doença, serão abordados temas e procedimentos para que haja um tratamento com visão integral, em que a paciente é o foco do tratamento e não a doença”, explica o idealizador e um dos ministrantes do curso. “Serão dois dias de aprendizado intenso, em um total de 20 horas/aulas conduzidas por profissionais de renome a exemplo de Bruno Brandão, Rosana Amorim, Manuela Gouveia, Joventina Araújo e Lara Gabriela”, Dr. Jorge Valente.

O curso é dividido em oito módulos temáticos, sendo eles: ‘Inflamação e endometriose’; ‘Suplementação fundamental para pacientes com endometriose’; ‘Tratamento e manutenção de pacientes assintomáticas e livres de dor’; ‘Prevenção da infertilidade e melhora dos índices de gravidez’; ‘Saúde mental e qualidade do sono’; ‘Estilo de vida ideal para pacientes com endometriose’; ‘Discussão de caso clínico’ e ‘Manipulados e protocolos para endometriose’. “São temas que abrangem de maneira combinada os conhecimentos de ginecologia, nutrição e psicologia, possibilitando aos profissionais presentes oferecer tratamentos mais completos e humanizados às suas pacientes. Além disso, os participantes contarão com uma aula extra em que será abordado o Uso de Canabidiol nas pacientes com endometriose, explica o ginecologista

O médico destaca, também, que por se tratar de uma patologia com características de doença autoimune, o uso de terapias que levam a melhora do sono, do nível de vitamina D e do funcionamento do intestino, assim como a prescrição, quando necessária, de probióticos e antioxidantes específicos podem não apenas promover a redução da inflamação que a endometriose causa, que é o que gera dor e as possibilidades de infertilidade, quanto melhorar a qualidade de vida das mulheres que sofrem com a doença.