Colunas

Let’s de sustentabilidade?

Let’s de sustentabilidade?
Murilo Gitel

Murilo Gitel

26/10/2021 1:30pm

Olá, amigo leitor, amiga leitora! Peço ‘agô’ para frequentar, a partir de hoje, este conceituado espaço da revista Lifestyle da Bahia. Minha proposta aqui é compartilhar contigo o que de mais importante tem sido feito no Brasil e no exterior – mas com destaque especial ao nosso estado – quando o assunto é sustentabilidade. Trago aqui pílulas a respeito de iniciativas importantes de governos, empresas e sociedade civil em relação a este tema tão relevante tanto para a nossa geração, quanto para as gerações futuras. Então, Let’s de sustentabilidade?

Digital sustentável

A baiana Erica Rusch, uma das mais renovadas advogadas do País na área do Direito Ambiental, foi recentemente uma das convidadas do TEDxCampoGrandeLive (https://bit.ly/3FjQSPs), evento que integra a organização sem fins lucrativos TED, dedicada a divulgar ideias transformadoras, geralmente na forma de palestras curtas e poderosas.

Em sua apresentação, Erica abordou o tema “Digital Sustentável: uma impressão que conecta o mundo”, na qual destaca que todo cidadão é um cliente de empresas e consumidor de produtos e serviços, e deve se questionar muitas vezes com relação ao seu papel como agente de transformação, além de buscar informações sobre como transformar seus hábitos e ações em aplicação da sustentabilidade. Você concorda?

Startups retadas

Duas startups lideradas por jovens empreendedoras baianas (SDW e Solos) foram contempladas pelo BNDES Garagem – Negócios de Impacto, programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em parceria com o consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures). Elas integrarão um grupo de 25 startups que receberão, gratuitamente, apoio para alavancar seus negócios.

Fundada por Anna Beserra, a SDW desenvolveu a Aqualuz, tecnologia destinada a resolver o problema de contaminação microbiológica da água de regiões áridas, que causam doenças de veiculação hídrica. A tecnologia funciona usando apenas luz solar para desinfectar a água de chuva e torná-la própria para consumo. A Solos, por sua vez, apoia marcas na superação de seus desafios de negócios relacionados à economia circular através de soluções que facilitam o descarte sustentável das embalagens. A startup foi desenvolvida por Saville Alves e Gabriela Tiemy.

Bonfim de barco?

Dados da Climate Central, uma organização independente de cientistas e jornalistas que pesquisam e relatam fatos sobre a emergência climática e seu impacto sobre as populações, apontam uma projeção sombria para Salvador, nas próximas décadas, acerca do aumento do nível do mar.

“Imagine que a nossa caminhada à Lavagem do Bonfim vai precisar ser de barco em algum momento. Provavelmente, se nada for feito, em 2040, em 2050, a gente não vai ter mais como caminhar”, chegou a alertar em agosto o vereador André Fraga (PV), ao comentar um diagnóstico do IPCC (Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas). À época, o edil cobrou mais celeridade das gestões municipal e estadual sobre o tema. Um plano de redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) é uma das alternativas.

Agenda ESG

Tema abordado em matéria que estampou a última edição da revista Let’s Go, a agenda ESG (ambiental, social e governança, em uma tradução livre) deverá atrair cerca de US$53 trilhões em investimentos até 2025. Isso é o que aponta um levantamento da Bloomberg divulgado no início de outubro. Em tempo: não há mais dúvidas sobre a importância do ESG para as empresas, e as que incluíram propostas sustentáveis em suas políticas ganham cada vez mais destaque. Diante desse cenário, a economia circular tem chamado a atenção, sendo a reciclagem um dos pilares mais importantes.

Em alta

A 11ª casa de recebimento de materiais recicláveis de Salvador, uma iniciativa da prefeitura da capital baiana em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, foi inaugurada no final de setembro no Rio Vermelho. A nova unidade, que fica localizada na Praça Caramuru, atenderá no local a uma população de, aproximadamente, 12,6 mil pessoas.

Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população possui um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Esses pontos podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região.

Com objetivo de chegar à marca de 12 unidades até o fim de 2021, a estimativa da startup é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas Soma distribuídas pela cidade.

Em baixa

A situação dos rios urbanos de Salvador é lastimável. Sem uma política de despoluição e campanhas de conscientização, canais que são de suma importância para o meio ambiente, como o Rio Camarajipe, que corta o bairro Costa Azul, e Rio das Pedras (Boca do Rio) – apenas para citar alguns – são transformados em depósitos a céu aberto de esgoto e resíduos de todos os tipos, causando mau cheiro e atraindo animais como ratos e baratas. Governo do estado e prefeitura nada falam a respeito. Até quando?

Para saber mais sobre sustentabilidade, acesse: www.noticiasustentavel.com.br