No próximo dia 21 de novembro, quinta-feira, às 17h, a juíza Adriana Manta da Silva lançará seu novo livro intitulado "O gênero como categoria de análise nos julgamentos do Tribunal Superior do Trabalho". O evento ocorrerá na Maison Laiz de Monteé (Edifício Alpha Medical Center, Alphaville I) e promete ser um marco na discussão sobre a inclusão de perspectivas de gênero no âmbito jurídico.
Adriana, que é Juíza Substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aborda em sua obra a exclusão histórica de mulheres e grupos subordinados da esfera política. A autora analisa como essas exclusões impactam a formulação de conceitos jurídicos e soluções de políticas públicas, perpetuando desigualdades sociais.
Utilizando os Acórdãos do TST à luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ, Adriana propõe uma reconfiguração da epistemologia jurídica, buscando a efetivação do princípio da igualdade em sua dimensão substancial. O lançamento do livro é um convite a todos que desejam compreender melhor as intersecções entre gênero e direito e lutar por um sistema judiciário mais equitativo.