Colunas

Inteligência mais Trabalho é igual a Sucesso

Ângelo Castro-Lima – Médico Cardiologista e Professor de Medicina

Inteligência mais Trabalho é igual a Sucesso
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

19/02/2022 2:00pm

Cresci ouvindo essa frase de meus pais, professores universitários, muito respeitados na sociedade baiana, a quem devo minha formação humanística onde o SER se sobrepõe ao TER.

Criado no Rio Vermelho, escoteiro desde a adolescência, juventude nos padrões de família classe média que investiu prioritariamente na boa educação dos filhos.

Estudei no Colégio Antônio Vieira, onde aprendi a cultivar a inabalável fé cristã, ingressei no curso de medicina da UFBA, especializei-me em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanesse (São Paulo) e Brompton Hospital (Londres), optei por retornar a Bahia. Minhas principais referências como homem: meu pai Mário Augusto Castro Lima, meu padrinho de batismo Zezito Magalhães e meu tutor em São Paulo Adib Jatene, todos foram ministros ou secretários de saúde marcados pela lisura de suas ações.

Até os 40 anos dediquei-me exclusivamente a academia, buscando participar de cursos, congressos, trabalhos científicos, aulas, palestras e publicação de livro, obtendo os títulos de Doutor em Ciências/Cardiologia pela Universidade de São Paulo e de Professor Efetivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aos 40, percebi que podia dar um pouco mais de mim para a sociedade e busquei me engajar em política de saúde, me apaixonei pelo SUS, adentrei na gestão de instituições privadas, públicas e do terceiro setor, tendo desenvolvido importantes projetos em todos esses segmentos, dentre os quais destaco a gestão médica do Hospital Espanhol e a participação na formatação da PPP de bioimagem da Bahia junto ao Banco Mundial, dentre outros. Caminhar com independência e honestidade pauta minha existência.

No momento, continuo envolvido em grandes projetos de na área pública como Coordenador das Residências de Saúde da Bahia, no setor privado colaborando na implantação de um grande hospital em nossa capital e no terceiro setor como membro do conselho curador de uma Fundação dedicada a saúde e educação, além da assistência aos clientes que me procuram na nossa Clínica Castro Lima.

"Só nos livros conquistarás a liberdade de pensar e agir..." (frase que dediquei a meus filhos em tese de doutorado). “Servir sem se servir” lema da minha vida, compreendendo medicina como sacerdócio, hospital assistencial sem ensino e pesquisa como um corpo sem alma; e médico como especialista em gente.

Lealdade, solidariedade e gratidão, os melhores valores humanos; a família o bem maior a ser construído pelo homem; e os amigos nossa principal fortuna. O resto...?

“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”, com SAÚDE!

Agradeço ao grupo Business Bahia e à Revista Let's Go Bahia pelo convite em participar dessa edição, e assim poder deixar palavras de fé, esperança e cautela baseada na ciência, como linhas mestras para galgarmos dias melhores, brevemente.