Colunas

Inspirações e desafios: Mário Dantas fala sobre sua trajetória profissional e política no Multiálogos

Inspirações e desafios: Mário Dantas fala sobre sua trajetória profissional e política no Multiálogos
Marcello Fontes

Marcello Fontes

29/07/2024 6:40pm

Nesta semana, o Multiálogos traz como convidado o atual Presidente do LIDE Bahia e ex-Presidente da Associação Comercial da Bahia, o empresário Mário Dantas. Nascido em Salvador, no Hospital Espanhol, no dia 7 de julho de 1970, Mário compartilha suas inspiradoras experiências profissionais e pessoais.

No início do bate-papo, Mário conta sobre sua formação em administração, influenciada pela trajetória profissional de seu pai, que administrava sua própria fábrica. Ele destaca como a carreira na iniciativa privada, especialmente no setor de auditoria, lhe proporcionou um domínio contábil, econômico e financeiro fundamental para seu desenvolvimento profissional.

Sempre buscando mais conhecimento e capacitação, Mário fez duas pós-graduações em Finanças Corporativas e Mercado Financeiro de Capitais na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Essa sólida base educacional contribuiu significativamente para sua atuação no mundo dos negócios.

Mário compartilha momentos marcantes de sua convivência com o ex-prefeito e ex-governador João Doria, destacando os fatores que levaram à rápida ascensão política de Doria: "Foi em um momento em que a população, os eleitores não queriam um político e João entrou ali como um não político, como um gestor de sucesso, que tinha muita capacidade de gestão. Eu me lembro que, a menos de 45 dias para a eleição para prefeito em São Paulo, ele tinha menos de 2% das intenções de votos nas pesquisas e veio a ganhar a eleição para o Haddad que estava sentado na cadeira de prefeito no primeiro turno".

Ele também analisa o motivo do declínio político de Doria: "E aí decidiu sair da prefeitura para ser candidato a vereador. Naquele momento, a população de São Paulo já não gostou, gerou uma frustração, foi o primeiro desgaste que ele sofreu... Ele achou que a parte dele da gestão ia suplantar as relações políticas e não é, você não faz política sozinho, política é grupo...".

No final da entrevista, conduzida por Marcelo Sacramento e Roberto Muniz, Mário revela algumas novidades sobre o grupo LIDE. Entre elas, o retorno do Fórum Empresarial à Bahia a partir do ano que vem (2025), além do desenvolvimento da atuação setorial do grupo, promovendo agendas e curadorias de eventos que fomentem bons diálogos e contribuam para o avanço econômico e empresarial na região.

A entrevista vai ao ar nesta terça-feira, 30, 19h, no canal do Youtube e pode ser escutada também no Spotify.