A saga indomável e inteligente do empresário Marco Lessa, idealizador do projeto e responsável pela organização do Chocolat Festival, ultrapassa territórios, em fomentar o universo do cacau e do chocolate. Agora, depois de ter acontecido Salvador (BA), Altamira (PA), Ilhéus (BA) e Linhares (ES), onde fez sua estreia, vem aí, carinhosamente sob apelido de 'Chocolat Amazônia', o maior evento de chocolate e cacau da América Latina, que volta a Belém, onde realiza sétima edição, entre os dias 22 e 25 de setembro, movimentando o turismo, a economia e o business do mercado do cacau e do chocolate.
“O estado do Pará e a capital Belém são fundamentais ao roteiro do Chocolat Festival, pela importância histórica de Belém e pela importância econômica do Pará para a produção de cacau no Brasil, além da gastronomia e da cultura, que só se veem lá [no Pará]”, afirma Lessa, que se orgulha do fato de o estado paraense ser o atual líder nacional na produção de cacau.
No Pará, o Chocolat Festival será realizado no Hangar — Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Quem for ao evento, vai ter à disposição palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de 120 expositores de cerca de 250 marcas.
Neste ano, ainda estão previstos um desembarque doméstico, em São Paulo (SP), em dezembro, e um internacional, em Porto (Portugal), em outubro. Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet. Mais detalhes estão disponíveis no site chocolatfestival.com