Colunas

Headhunter agrofloresteira

Agda Lima - Headhunter

Headhunter agrofloresteira
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

27/08/2023 7:00pm

Nascida no sertão da Bahia, em Paulo Afonso, sou a filha mais velha e única mulher de seis irmãos. Sou filha de um grande empreendedor, Sr. Elói, e Dona Luzia, professora. Aos 7 anos de idade, fomos morar em São Paulo até o meu retorno à Bahia. Me casei por lá e me tornei mãe de Cauê e Gabriela, hoje adultos, casados e residentes em outros estados, formados em Direito e Gestão Ambiental, respectivamente.

Acredito que ter um propósito claro é um guia infalível, proporcionado pelo autoconhecimento, e é importante porque nos conduz até onde queremos chegar. Uma das minhas grandes paixões sempre foi contribuir para o desenvolvimento das pessoas, em tudo que já tive oportunidade de vivenciar, tanto na vida pessoal como na de empresária. Percebi isso muito cedo. Essa percepção me guiou até a escolha do curso em Psicologia. Iniciei de fato minha carreira no consultório clínico, sendo psicóloga junguiana e muito feliz. Por um revés da vida, tive que abandonar o consultório e buscar opções de mercado em outra área. Encontrei na psicologia organizacional um terreno fértil para me desenvolver ainda mais. Fiz uma pós-graduação em gestão de pessoas em São Paulo e outras formações relevantes na área. Sempre atuando em consultorias na área de recursos humanos, decidi que era hora de retornar para a Bahia, em 2002, em busca da tão desejada qualidade de vida para criar meus filhos, que eram pequenos na época. Fui recebida de volta nessa terra querida com muito afeto e logo percebi que com minha bagagem e experiência poderia fazer um trabalho diferenciado em Executive Search e Outplacement, complementado pela área de assessoria de Carreiras Executivas. Fundei a Talento RH em 2004, e assim começou uma trajetória de muitos aprendizados e realizações.

Acreditar que eu faria um bom trabalho foi um grande diferencial para que a empresa adquirisse força e permanência desde o princípio. Muitos obstáculos foram enfrentados com garra e determinação. O mercado sempre sinalizou muita seriedade em meu trabalho. Meus filhos, minha equipe, clientes, amigos e família me fortaleceram em todas as dificuldades, e a vontade de fazer, cada vez com mais qualidade e excelência, aumentou.

O pensamento estratégico, uma rede de conexões humanas forte e bem cuidada, domínio de projetos em RH e a habilidade com gente foram competências essenciais para a escalada árdua. Sempre atenta à demanda de mercado existente, percebi que minha diferenciação derivou da minha formação em Psicologia, o que não é comum nesse segmento, que quase sempre é liderado por homens e administradores de empresas e outras áreas. Por conta disso, como mulher e empresária, sofri com o machismo e misoginia, mas apliquei minha energia nas minhas entregas e segui. Sempre busquei desenvolver soft skills relevantes como garra, senso de urgência, empatia, visão inovadora, coragem, e elas foram consoantes também como alicerces e valores da minha empresa, fortalecendo ainda mais o nosso DNA.

Com o passar dos anos e com uma carteira de clientes diferenciada, composta de multinacionais e nacionais de médio e grande porte, atendendo a área de RH em âmbito nacional, ganhamos vários prêmios (Sebrae – Mulher de Negócios) e novos e importantes parceiros (Career Center em São Paulo). Em 2019, também ganhamos o maior prêmio de qualidade do Brasil, o Top Quality Brasil em São Paulo, bem como a co-autoria, ao lado de grandes líderes, do livro "Memórias de Líderes de Alta Gestão", da Academia de Líderes de Alta Gestão, premiação realizada em Porto, Portugal, além de sermos convidados a integrar a União Europeia no mesmo evento. Até hoje lidero grupos de Executivos, o "Conexões Relevantes", e um na área de Executivos de RH, o "Grupo Gente e Gestão Bahia", com o foco em fortalecer vínculos e compartilhar melhores práticas, potencializando as relações profissionais. Apoiamos de forma constante ONGs no estado como a AVSI Brasil, Projeto Crescer e Projeto Comvida, entre outras, como parte importante de ações que visam a imprescindível responsabilidade social como prática corporativa.

Nos últimos anos, com uma equipe de consultores e parceiros de alta performance, fizemos uma forte reestruturação e focamos ainda mais na área de Recrutamento de Executivos e profissionais especializados, com o modelo de negócios boutique. Com o advento da pandemia, sofremos como todo o mercado, um grande impacto no negócio. O mercado parou de contratar nos primeiros meses. Aproveitando essa brecha de calmaria que nunca tive antes, tomei uma decisão. Realizar o meu sonho de construir minha casa sustentável em um sítio dentro de condomínio especial, no Litoral Norte da Bahia. Foi uma decisão arriscada e difícil. Mas tomei coragem e iniciei a obra que ficou pronta em tempo recorde. Após 6 meses, o mercado começou a reagir e voltamos ao fluxo de atividades, com mais intensidade. Estávamos ávidos e mais fortalecidos que nunca, entregando soluções para nossa clientela.

A construção da casa foi um sucesso e com ela veio um outro desafio. Iniciar, na prática, o processo de plantio no sítio com os princípios da Agrofloresta e permacultura que aprendi com minha filha Gabriela (Gestora Ambiental) e meu genro Igor Graciano (Engenheiro agrônomo). Coloquei em prática tudo que eles me ensinaram, também com grandes obstáculos. Hoje vivo rodeada de pomares e hortas, com bananeiras, tomates, abóboras, mandiocas e muitas outras frutíferas, tudo produzido de forma orgânica. Iniciei também a produção de mel de abelhas sem ferrão. A casa, toda sustentável, adotou o princípio da permacultura, utilizando materiais naturais atingindo uma redução enorme de resíduos de obra, preservando o entorno de mata e floresta da região.

Tudo foi projetado para ser um Day Spa Holístico, o Casa Templo, com atividades que promovem o cuidado da saúde mental, como Yoga, meditação, laboratórios e vivências de desenvolvimento do potencial humano, promovendo o bem-estar integral com experiências únicas. Mais uma vez, encontro nessa nova fase a validação do meu propósito: cuidar de gente. As atividades como Headhunter ficaram ainda mais intensas, mas, com a inclusão desse novo braço do negócio, estamos conseguindo produzir mais e melhor em todos eles.

A plenitude que sinto, na vida pessoal e na profissional, me mostra todos os dias que ousar, estar sempre em busca de aprendizados, sair da zona de conforto e ser protagonista da nossa carreira e dos nossos sonhos é uma atitude fundamental para deixar um legado positivo para nossa história de vida, que sempre reverbera no legado profissional.

Finalizo esse relato agradecendo ao Grupo Business Bahia, no qual tive a honra de participar da fundação junto ao grande líder Carlos Falcão, e à revista Lets Go que, sempre atenta ao mercado, nos proporciona conteúdos, debates e matérias relevantes de forma rica e profissional.

Deixo também uma reflexão: Alguns obstáculos nos deixam muito vulneráveis, mas os saltos que damos a partir deles nos diferenciam.