Colunas

A gratidão é a base do sucesso e da felicidade

Fernando Neves - Advogado e Diretor Geral da Fernando Neves Advogados Associados

A gratidão é a base do sucesso e da felicidade
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

22/05/2021 12:00pm

Os caminhos da realização pessoal e profissional são trilhados com estratégias e firmes decisões ao longo da vida. A minha trajetória não foi diferente.

Como muitas crianças de classe média em Salvador, tive uma infância tranquila, acolhido por uma tradicional e carinhosa família, de raízes lusitanas de muito ânimo pelo trabalho. Aos 14 anos já acompanhava meu pai em suas atividades profissionais pela cidade, fato que me deu régua e compasso bastante definidos com relação ao sacerdócio que é a profissão de Advogado, demonstrando admirável denodo e técnica apurada em direito administrativo. Mas foi em casa que o empreendedorismo se despertou para mim, vendo e ajudando na dedicação diuturna de minha Mãe para tocar seu negócio no ramo de doces e salgados. 

Entrei para o Colégio Militar de Salvador do Exército na Pituba em meados da década de 70, onde tive uma experiência enriquecedora e vitalícia, que me agregou conceitos de organização, disciplina, determinação, respeito a idosos e a superiores hierárquicos e, por fim, garra para lutar pelos meus objetivos. Foi também no CMS que construí amizades valiosas, que se mantém presentes até os dias de hoje, seguindo caminhos semelhantes, como meu amigo Carlos Falcão, por quem tenho grande carinho e respeito.

A paixão pelo direito veio aos 15 anos no primeiro contato com a área jurídica, quando trabalhei como estagiário de nível médio na Procuradoria Fiscal da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, sob os cuidados do Desembargador Jorge Bastos da Nova Moreira, amigo pessoal de meu Pai. Dentro do imponente Fórum Ruy Barbosa tive certeza de que aquele era a trilha a seguir, entrando para a Faculdade de Direito da UFBA aos 18 anos.

Logo no segundo semestre do curso iniciei meu primeiro estágio, agora em direito tributário, na Organização LJF (Legislação e Jurisprudência Fiscal) sob direção de Dr. Asdrubal Vianna e toda a sua brilhante equipe jurídica, e em seguida no departamento jurídico do Paes Mendonça S/A, experiências determinantes para minha construção profissional. Mas foi no escritório Nogueira Reis, após 13 anos entre estágio e, posteriormente, como sócio, que já preparado para a advocacia tributária tomei a decisão de alçar meus próprios voos.

Fernando Neves Advogados Associados nasceu do desejo de imprimir minha visão de advocacia e consultoria, aproveitando a experiência adquirida e o reconhecimento de clientes que me acompanharam na nova trajetória. Com foco no direito tributário, aduaneiro e portuário, há 31 anos o escritório oferece a segurança técnica e a eficiência operacional perante aos tribunais que aprendi ao longo da vida. Nosso foco é manter a equipe absolutamente atualizada sobre a jurisprudência dos tribunais superiores, aliada à tecnologia hoje implantada pelo Conselho Nacional de Justiça, para o link eficiente com os cidadãos e as empresas.

Me tornei um advogado-empresário, sem perder a verve de jurista de dedicação diuturna. Administro pessoalmente meu escritório, de perfil "boutique" onde enxergo e abraço as oportunidades de mercado, mas permaneço atento à inovação da atividade advocatícia, aderindo às novas soluções de informação ”online”, defendendo primeiramente a manutenção da argumentação oral, do corpo a corpo, da advocacia raiz, de fato, passando à equipe toda contribuição para sua ampla formação profissional, oferecendo, por consequência, a melhor experiência para nossos clientes.