Colunas

Feng Shui para prosperar

Feng Shui para prosperar
Andréa Castro - Jornalista e apaixonada por decoração

Andréa Castro - Jornalista e apaixonada por decoração

07/05/2021 11:15am

Superstições à parte, acho que vale introduzir o assunto ressaltando que o Feng Shui não se associa em nada com poderes místicos ou o esoterismo. Essa técnica chinesa milenar se utiliza das propriedades físicas e naturais de cinco elementos (ar, água, madeira, terra e metal) para atrair energias positivas e repelir as negativas, transformando a atmosfera de um ambiente com o intuito de alcançar determinados objetivos. Seja para abrir caminhos na vida amorosa, promover o bem-estar pessoal ou atrair riqueza, cada elemento deve ser representado por um objeto nos cômodos da casa, da cozinha à sala de estar. 

Como o foco desta edição é perseverar para prosperar, vamos ao que interessa. Você sabia que o fogão é o próprio símbolo de prosperidade em uma casa? Segundo o Feng Shui, é importante cuidar muito bem desse eletrodoméstico tão familiar, e os elementos devem estar presentes em perfeito equilíbrio. A maneira mais comum de usar um cristal multifacetado, por exemplo, é quando esse objeto é colocado entre a pia (onde temos a presença abundante do elemento água) e o fogão (onde há forte presença do elemento fogo). O cristal serve para que a água da pia não apague a chama da prosperidade representada pelo fogão. 

O arquiteto Jayme Villas Boas e a designer de interiores Martha Lima possuem experiência no uso de Feng Shui em projetos residenciais. Um dos principais pontos a se ter em vista, segundo eles, é que a energia não pode ficar estagnada na casa. Aquelas peças deixadas de lado ou que não têm mais utilidade devem ser doadas, objetos quebrados devem ser descartados, além disso, a disposição dos móveis precisa ser pensada de forma a propiciar um bom fluxo de energia. É bom evitar, por exemplo, qualquer tipo de empecilho na entrada da casa. A posição do sofá deve ser convidativa. Sofá em formato de L remete a um abraço. 

Outro aspecto a se considerar na busca pela prosperidade é que o espelho simboliza a duplicação da fartura. Na sala, pode ser uma excelente opção. Outra dica interessante é deixar os banheiros sempre fechados, para não despender energia. Assim como a proximidade de elevadores, que deve ser cuidada, sendo necessário evitar que a energia seja sugada. Já quanto às cores, o vermelho é muito poderoso para os chineses. É a cor da ação, da proteção, do dinamismo. O vermelho deve ser usado de forma comedida, mas como ponto de destaque, ajudando também a atrair sucesso e crescimento profissional. 

O número 9 

Na cultura chinesa, os números 1, 0 e 8 simbolizam uma conclusão bem-sucedida de um ciclo. O 108 também é um número considerado sagrado pelo hinduísmo e pelos amantes da filosofia da yoga. Representa também o chakra do coração e nos textos védicos simboliza a divisão do tempo entre passado, presente e futuro. De acordo com o Feng Shui, o número 9, que é a soma dos algarismos 1+0+8, é o mais forte e poderoso de todos os números, e por isso, muito usado na aplicação da técnica. 

Não à toa que o cristal multifacetado utilizado no Feng Shui, com suas 108 facetas, é um dos ícones dessa técnica. O objeto reflete e espalha as 7 cores do arco-íris de forma harmoniosa, bonita, positiva e poderosa. Deve ter 40 mm de diâmetro no mínimo (ou 4 cm). Os melhores são os da marca Swarovisky (mais puros e sem adição de chumbo para dar transparência) ou os egípcios de boa qualidade e procedência (melhor custo/benefício). Eles devem ser pendurados com fio vermelho de nylon (sintético), ter comprimento múltiplo de 9 (9, 18, 27 cm). 

O poder dos cristais 

É importante não confundir o cristal multifacetado, que é também uma ferramenta muito utilizada pelo Feng Shui para correções energéticas dos espaços, com o cristal de rocha natural. O primeiro é o cristal feito pelo homem, artificialmente lapidado. De acordo com a consultora Anali Merendino, do Instituto Brasileiro de Feng Shui, os cristais são as forças motrizes da boa energia. E são as pedras e cristais naturais que potencializam a energia de prosperidade, atraindo abundância, fartura e riqueza. Foram usados por reis e rainhas na Antiguidade, pois emitem vibrações que nos despertam pensamentos e emoções otimistas. Vão ajudar também a eliminar crenças e medos que nos limitam. 

Segundo a especialista, é sempre válido programar o seu cristal para atuar em uma determinada causa. Para quem preferir adquirir uma pedra natural e não está familiarizado ainda com esse universo, uma boa pedida é começar adquirindo um Quartzo transparente, de preferência em forma bruta. A Pirita também é um excelente imã que atrai fartura, abundância e favorece o sucesso profissional. Esse cristal protege as finanças, aumenta a autoconfiança, promove vitalidade e atua atraindo novas oportunidades, bons negócios e ganhos financeiros. 

A Pedra do Sol é outra pedra vibrante, inspiradora e iluminada. Limpa os nossos chakras (centros energéticos que temos em nosso corpo). Traz luz e energia. Excelente pedra para procrastinadores. A Ametista é um dos cristais mais famosos, procurados e utilizados do mundo, pois além de sua beleza, é um cristal bastante poderoso e especial. Tem o poder de transmutar energias negativas em positivas. Ainda pode aumentar a nossa disposição, purificar o nosso corpo físico, acalmar as emoções, melhorar o sono, reduzir as dores de cabeça, regular os hormônios e ajudar a curar problemas de audição e respiratórios. 

Já o Citrino ajuda a neutralizar as energias que possam atrapalhar ou impedir as suas realizações financeiras. Ele tem vibrações que promovem e facilitam a abertura de caminhos para as conquistas. Ele é conhecido como o cristal do sucesso, e atua trazendo foco e direcionamento para quem o carrega. O Topázio Imperial aumenta o nosso poder interno e o nosso brilho pessoal. Ele nos ajuda a superar limitações, favorece a busca pela fama e reconhecimento. Pode também ser colocado na área da Saúde, para o fortalecimento da saúde física dos moradores e restaurar a vitalidade de toda a casa.