Colunas

Família, a base de tudo

Ailton Cardoso Lisa – contador e empresário

Família, a base de tudo
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

07/01/2024 3:00pm

Nasci em Salvador. Meus pais, Isnar Costa Lisa e Luzia Cardoso Lisa, foram fundamentais na formação do meu caráter além de grandes incentivadores do meu crescimento profissional. Estudei o ensino médio 100% em Salvador no Colégio Antônio Vieira que foi importante não só na minha formação básica, mas também na minha formação como ser humano e me graduei em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde Cairu em 1984.

Minha vida profissional iniciou em auditoria externa (PPA Auditores e depois KPMG) através dos mestres Hildebrando Abreu, César Pitanga e Sérgio Sá que ao longo de 12 anos me transmitiram seus conhecimentos e experiências e aos quais sou eternamente grato pois foram fundamentais na minha formação profissional. A passagem por auditoria permitiu-me conhecer empresas distintas com atividades bastante variadas ampliando dessa forma minha visão sobre negócios e modelos empresariais. Após esse período decidi constituir minha própria empresa de contabilidade e consultoria contábil nascendo assim a AUDIC, com foco na prestação de serviços contábeis e fiscais, mas sobretudo, oferecendo aos clientes como diferencial uma visão gerencial do seu negócio. 

Essa postura profissional me levou no final de 2009 a assumir a Diretoria Financeira da PLANURB, empresa de engenharia com obras diversas no Brasil na qual vivenciei o dia a dia de uma grande empresa, tomando decisões, criando controles, etc, ampliando ainda mais a minha percepção acerca das necessidades de informações dos clientes de um escritório de consultoria contábil além dos básicos oferecidos e após essa passagem pela PLANURB me dediquei mais intensamente a atividade de consultoria contábil e fiscal através da AUDIC ofertando aos clientes esse diferencial (visão gerencial do negócio). 

Em 2018 montei com mais um sócio em São Paulo a IRON HOME PROJETOS EM CONTEINER, empresa especializada na construção de mini-malls em contêiner tendo como premissas a sustentabilidade (reutilização de conteiners marítimos e produção de pouco lixo de obra), a possibilidade de sua realocação em outro endereço, o baixo custo quando comparado com obras de alvenaria e a oferta de negócios diversos em determinadas comunidades tais como: bares, restaurantes, salão de beleza, farmácias, lojas, etc. 

Essa trajetória profissional, sempre na iniciativa privada, somente foi possível graças a minha família. Primeiramente meus amados e saudosos pais, Isnar e Luzia Lisa, a minha amada esposa e grande companheira, Conceição Lisa e meus queridos e amados filhos Layse e Vítor Lisa.