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Eventos corporativos devem ser inovadores e disruptivos para proporcionar sempre experiências inéditas

Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil e criadora da Expo Carnaval Brazil

Eventos corporativos devem ser inovadores e disruptivos  para proporcionar sempre experiências inéditas
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

16/04/2023 3:00pm

Há mais de duas décadas, quando ainda estava no comando de sua fábrica de objetos de decoração em São Paulo e liderava um time de 300 funcionários, percebi que minha motivação não estava em administrar, mas em realizar eventos. Após vender a empresa, tomei a decisão que mudaria não só minha trajetória, mas a de diversos profissionais com quem venho trabalhando ao longo de 23 anos e resolvi criar uma nova empresa, a Zum Brazil Eventos. Hoje, sou CEO da Zum, fundada na Bahia e ajudo a transformar ideias e necessidades de clientes de todo o país em realidade. A Zum Brazil também à frente da Expo Carnaval, evento proprietário que segue para uma segunda edição, depois de uma bem-sucedida estreia no ano passado.

Meu primeiro evento é uma história de amor, até. Foi com uma empresa que veio fazer algo grande no Transamérica na Ilha de Comandatuba - BA, a IT Mídia, que é minha cliente até hoje, 23 anos depois. O IT Fórum reúne cerca de 80 grandes marcas de tecnologia e sempre é realizado na Bahia, porque o cliente, que é paulista, gosta daqui, tem alma baiana, assim como eu.

Criamos a Zum Brazil Eventos em Salvador, em julho de 2000. Os primeiros eventos que fiz foram na Costa do Sauípe, no Hotel Transamérica de Comandatuba e, depois, Iberostar, Tivoli e começamos a fazer vários eventos em grandes resorts. Eu brinco que somos expert em eventos de resorts, porque os maiores eventos que já fizemos foram nos resorts. Inclusive fora do Brasil, em Miami, Nova Iorque, New Orleans, nos Estados Unidos; em Punta Cana e Riviera Maia, no México; na Espanha e Panamá, sempre com um viés corporativo. O maior reuniu 5 mil pessoas, que para o corporativo é gigante.

Ao longo desses anos, fomos desenvolvendo uma cultura que reflete o que acreditamos e como gostamos de trabalhar. A gente também ajudou a profissionalizar, o setor aqui na Bahia, por exemplo, como eu não encontrava certas coisas aqui, para atender melhor o meu cliente, eu tive que fazer um galpão próprio, que tem 2 mil metros quadrados e mais de 5 mil itens de decoração e mobiliário. É lá que nós fazemos marcenaria, pintamos, produzimos nossas peças, temos uma equipe dedicada a isso.

Nosso propósito sempre foi proporcionar uma atmosfera de conexão com encantamento, então ‘encantamento’ é a palavra-chave da Zum desde quando ela nasceu e permanece até hoje. Outras coisas mudaram, porque tudo muda, mas o encantamento sempre esteve presente. Nosso objetivo sempre foi proporcionar de forma única as experiências que despertam sensações e emoções agregando valores às empresas e pessoas de forma sustentável.

Eu acho que o segredo para fazer um evento é essa paixão. Quando a gente fecha um contrato com um cliente e ele fala: ‘Não vou gastar mais um centavo’, eu vou sempre entregar para ele muito mais. Eu primo por entregar o melhor. Como temos vários perfis de clientes, muitas vezes fazemos tudo do zero, da criação, planejamento do formato do evento, qual o melhor destino, ativações, até a entrega do evento.

Com a expertise de tantos anos, decidimos criar a Expo Carnaval Brazil no ano passado para promover interação e troca de experiências entre os agentes do carnaval. Percebemos que tinha aí uma oportunidade de negócio, onde as pessoas poderiam debater, melhorar e ter uma visão mais macro sobre o carnaval do Brasil. Na primeira edição tivemos mais de 11 mil inscritos nos dois dias, mais de 60 estandes expositores e mais de 70 marcas. O Carnaval Academy realizou mais de 20 painéis com cerca de 30 palestrantes. A gente teve 36 países acessando o nosso site para saber mais sobre o evento e contamos com a participação de 19 estados do Brasil no evento.

Trouxemos coisas que nunca ninguém tinha visto. O Maracatu nunca tinha vindo se apresentar aqui em Salvador junto com um Bloco Afro, assim como nenhuma Escola de Samba. Percebemos como o Brasil é grande, plural, e como as pessoas têm interesse de ver também a cultura de outros lugares. Este ano, teremos um dia a mais de evento, com o encerramento no Centro Histórico reunindo todos os carnavais do Brasil. Galo da Madrugada, Bloco Afro, Escola de Samba... A Expo Carnaval Brazil é nacional e a gente quer fazer esse evento ser itinerante. Então, provavelmente, iremos para São Paulo e o Rio, em 2024 e 2025.

O que me move continua sendo a paixão. Como é importante quando a gente vê, por exemplo, uma escola de samba que a gente trouxe. Isso de novo volta para aquele passado de 23 anos, quando eu ia fazer uma festa para meu cliente. Por menor que fosse, eu queria que as pessoas se divertissem, se encantassem. É essa atmosfera de conexão que a gente fala. Você tem que cria-la e para isso precisa ter criatividade e paixão.