Colunas

Escolhas sabias estimulam uma carreira de sucesso

Carlos Sérgio Falcão - Engenheiro Civil, empresário, presidente da Winners Engenharia Financeira

Escolhas sabias estimulam uma carreira de sucesso
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

01/05/2021 1:25pm

Equilíbrio familiar, educação continuada e trabalho intenso são indispensáveis para o sucesso. Foi com esse foco que pautei minhas escolhas e trilhei meu caminho nos últimos 35 anos.

Nascido em uma típica família de classe média, vivi a infância e juventude em um lar harmonioso, sem luxos, mas com as nossas necessidades básicas bem atendidas. Cresci vendo o enorme esforço de meu pai para crescer na vida corporativa, e dele aprendi as primeiras lições para o sucesso profissional, como a persistência e a observância aos limites éticos e morais. Tenho certeza que muitas decisões que tomei nas últimas décadas foram baseadas nos ensinamentos que tive nessa nossa convivência, e sempre que posso o agradeço, especialmente pelo exemplo. Obrigado, Djalma Falcão!

Na década de 70, estudei no Colégio Militar do Exército, referência em ensino público no Brasil. No CMS comecei a conhecer o mundo real, a superar desafios, a valorizar a lealdade e a meritocracia. Lá também fiz o curso de formação de reservistas do exército brasileiro, uma experiência inesquecível. Essa sólida formação técnica me possibilitou entrar na Faculdade de Engenharia, onde me formei cheio de sonhos e incertezas, mas ansioso para construir a minha história, sendo o primeiro passo a pós-graduação em Engenharia Econômica.

Como muitos jovens baianos, trabalhei no Banco Econômico e no Polo Petroquímico, mas foi na Góes Cohabita Construções, na época uma das grandes construtoras do Norte Nordeste, onde realmente comecei minha jornada. Na construtora continuei meu processo de aprendizado constante, tive os primeiros ensinamentos de liderança, de planejamento estratégico, da importância do cumprimento de metas e da necessidade de calcularmos bem os riscos assumidos, me tornando o mais jovem diretor na história da empresa.

Aos 34 anos, tomei uma decisão que mudaria minha vida, decidi empreender e vender um produto que eu conhecia bem: meus conhecimentos. Deixei a diretoria da construtora e criei a Winners Engenharia Financeira, um CNPJ que me permitia atuar em algumas empresas simultaneamente, como já era comum para contadores e advogados, mas ainda uma novidade no segmento de engenharia. A Winners foi, em Salvador, a primeira sociedade de engenheiros, com ênfase na viabilidade econômica de projetos, uma consultoria individualizada, exclusiva e pessoal.

Com o tempo vem a experiência, aprendemos a importância de alinhar negócios com a felicidade da nossa família e também de gerar valor para nossa comunidade. Esse equilíbrio não é fácil, nem é encontrado nas fórmulas de engenharia. Pelo contrário, depende de percepção e boa vontade, pois sempre teremos que abrir mão de algo, mas é a sabedoria dessas escolhas que nos trará a felicidade.

Pensando nisso e determinados a apoiar a comunidade empresarial da Bahia que criamos o Business Bahia, reunindo mais de 250 empresários e gestores baianos para debater e formular ações que possam contribuir para melhorar o ambiente de negócios em nosso estado, apoiando inclusive ações sociais de relevância. Dentre essas ações destaca-se a campanha Made in Bahia, que lançamos no ano passado, provavelmente uma das mais bem-sucedidas ações de valorização dos produtos e serviços baianos das últimas décadas.

Olhando pelo retrovisor, sinto orgulho dessa trajetória, não somente dos acertos e das celebrações nas vitórias, mas também do aprendizado com os erros e com as derrotas. Ninguém constrói um caminho sólido sem obstáculos, o que diferencia vencedores de vencidos é a forma que reagimos frente aos inevitáveis percalços e como nos levantamos quando a queda acontece.

Até então, tenho a sensação do dever cumprido, por isso agradeço à Lets Go Bahia e ao Business Bahia pela oportunidade de compartilhar essa história e, quem sabe, em um momento tão difícil como atual, inspirar alguns jovens em suas escolhas futuras, torcendo para que elas sejam feitas com equilíbrio, consciência, e lembrando sempre que o verdadeiro sucesso é ser feliz.