Colunas

Encontro nacional de direito militar no mês de dezembro em Salvador

Encontro nacional reúne referências no cenário jurídico-militar na capital baiana

Encontro nacional de direito militar no mês de dezembro em Salvador
Marcello Fontes

Marcello Fontes

27/11/2023 1:28pm

Palestras disruptivas sobre o Direito Militar e debates com autoridades que são referência nacional no cenário jurídico-militar. Esta é a programação do Encontro Nacional IBDM dos Primeiros Palestrantes, que será realizado no dia 07 de dezembro na capital baiana. O ministro presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli ministrará palestra sobre “A Importância da Justiça Militar”. O ministro general do Exército e membro do STM Marco Antônio de Farias e Rodrigo Foureaux, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás são alguns dos palestrantes já confirmados para o evento que acontecerá no auditório do Abrigo do Salvador, em Brotas. 

“O Direito Militar é um ilustre desconhecido de grande parte das pessoas, mesmo abrangendo um campo muito vasto que não diz respeito apenas às forças armadas. Por isso nosso empenho em fomentar a difusão sobre o assunto”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM) Josemar Pereira, que divide a coordenação científica do evento com Barbara Bembem, Fábio Santos e Dirley da Cunha. “Tenho imenso orgulho e felicidade de integrar a diretoria do IBDM e de ter sido um dos primeiros palestrantes do Congresso organizado pelo Instituto. Será um sucesso o Encontro Nacional IBDM dos Primeiros Palestrantes. Que venham muitos outros Congressos!”, comenta o vice-presidente do IBDM Dirley Cunha.

O IBDM é uma entidade baiana de direito privado, criada no ano de 2019 com a missão de disseminar conhecimento sobre o Direito Militar. O IBDM não tem fins econômicos, cunho político e partidário. Desde que começou a atuar, este é o quinto congresso realizado. A exemplo dos anteriores, está prevista solenidade de entrega da medalha do mérito IBDM Ruy Barbosa aos agraciados. 

O evento tem como público-alvo não só militares, mas também advogados, profissionais da área jurídica, servidores públicos, estudantes de direito e demais interessados no tema. A carga horária de certificação será de 20 horas. As vagas são limitadas e os interessados em participar não terão investimentos financeiros. A participação é assegurada mediante inscrição prévia no Sympla e doação de alimentos não-perecíveis que serão entregues no dia do evento e revertidos para o Abrigo do Salvador.