Colunas

Educação: legado de vidas e empresas impactadas

Educação: legado de vidas e empresas impactadas
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

04/06/2023 3:00pm

Nascido em Aracaju, com mais de 40 anos em Salvador, sergipano de nascença, com muito orgulho e baiano de coração. Foi aqui em Salvador que trilhei e desenvolvi minha jornada profissional e empresarial. Aos 19 anos, vim para Salvador estudar, inicialmente, Engenharia Civil, mas ao fazer o curso de pré-vestibular vi que não era o que queria, então mudei para Administração de Empresas, com conversas e orientado por meu pai, que era orgulho e exemplo para mim, pois sem ter o curso superior foi gerente da Souza Cruz por muitos anos, com grande prestígio em Aracaju. Desse modo, pude perceber que o curso de Administração estava mais de acordo com meus objetivos de carreira, minha verdadeira vocação.

Ao concluir o curso de Administração e ter feito estágios em algumas empresas, o que fortaleceu meu aprendizado, fui convidado para trabalhar no grupo Odebrecht no setor de treinamento, tendo desenvolvido alguns projetos e, em especial, um junto ao Conselho Federal de Mão de Obra – CFMO em Brasília. Após três anos, fui convidado para participar de uma seleção para entrar na Caraíba Metais na área de Recursos Humanos, empresa na época se instalando aqui na Bahia, sendo admitido. Trabalhei um tempo em Salvador e depois no Polo Petroquímico de Camaçari, tendo desenvolvido grandes projetos como o PROFIX - Projeto de Fixação de Tecnologia, que consistia em treinarmos profissionais e coordenávamos um vasto programa de estágio para o exterior em seis países que detinham a tecnologia do cobre em suas unidades, pois aqui no Brasil ainda não tinha essa tecnologia apurada. Nesses estágios, foram treinados cerca de 300 profissionais, dentre operadores, técnicos, supervisores, engenheiros e gerentes. Nessa época foi dado o "startup" da unidade de operação da metalurgia no Polo Petroquímico.

Após um período de quase sete anos na Caraíba Metais, iniciei minha jornada empresarial, adquirindo o IBAP - Instituto Baiano de Aperfeiçoamento Profissional, empresa que já atuava no mercado, de forma destacada há 12 anos, realizando treinamentos e cursos nas áreas de produção, manutenção, engenharia e administração. Áreas muito demandadas na época pelas empresas do Polo, da Petrobras e de outros estados, que vinham participar dos cursos em nossas instalações no Centro Empresarial Iguatemi.

A IBAP, pela qualidade dos seus serviços prestados em Desenvolvimento Humano, foi distinguida por dois anos consecutivos como uma das três melhores empresas de Treinamento Empresarial do Brasil, recebendo o prêmio Top of Mind da área e menção honrosa ao Fórum RH, evento que fazíamos em junho em Salvador e em novembro em São Paulo, sempre com muito sucesso.

Em 2009, com a expertise adquirida na empresa anterior, criei a CIN treinamento empresarial, com o DNA do capital intelectual, o maior patrimônio do ser humano, ou seja, conhecimento, que é por si só um poder! Tendo como foco principal os Eventos Corporativos, realizando grandes eventos e palestras "in company", ou seja, dentro das próprias organizações. Também estamos concentrando nossas atividades em curadoria de eventos de parceiros.

Nessa linha de grandes eventos, criamos o Projeto "Notáveis Personalidades", onde já trouxemos para palestrar na Bahia nomes como Roberto Justus, Bernardinho, Mario Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, James Hunter (autor do "O Monge e o Executivo"), Leandro Karnal, Monja Coen, Tim Galley (criador do Coaching), Clóvis de Barros Filho, Pedro Calabrez, Geraldo Rufino, entre outros.

Os anos da Pandemia do Covid-19 que passamos recentemente foram anos de turbulências e crise, ou melhor, de vislumbrar oportunidades. Como dizia Peter Drucker, o maior guru da Administração de todos os tempos: "Em tempos de prosperidade, uma empresa deve duplicar o investimento em capacitação. Em tempos de crise, deve quadruplicá-lo, porque precisará de mais habilidade ainda para produzir os mesmos resultados obtidos nos bons tempos".

Como a área de eventos corporativos foi, sem dúvida, um dos setores mais afetados, tivemos que redirecionar nosso negócio e a forma de atuar, adequando-nos à nova realidade, diminuindo e otimizando custos e realizando eventos apropriados e possíveis ao momento, através do meio online e/ou híbrido. Felizmente, essa fase passou, e agora é o momento de prosperidade, que vai exigir muita inspiração, ousadia e entusiasmo das pessoas para termos organizações exponenciais. Estamos vivendo um momento de grandes transformações, principalmente no campo digital e na convergência homem/robô (IA).

A CIN, dentro de sua expertise na área de Educação Corporativa, continuará contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e das empresas nesse cenário de oportunidades e desafios. Meu propósito, ao longo desses mais de 30 anos de atuação na área de desenvolvimento humano, foi com muito orgulho deixar um legado de milhares de vidas e empresas impactadas positivamente em seu aprendizado e crescimento.

As pessoas estão ávidas por conhecimento, por novas experiências e por novos relacionamentos. Nesse cenário, temos realizado eventos de sucesso como o Salvador Summit em abril e palestras "in company". Estamos planejando, para o 2º semestre, realizar em parceria a 13ª edição do Projeto "Notáveis Personalidades" e um grande evento de dois dias para Empresários, Empreendedores, Executivos, Gestores e Consultores, intitulado CONFERENCE 2023: "EMPRESÁRIOS EMPREENDEDORES".

Sou grato às pessoas e às equipes com quem trabalhei durante todos esses anos, pois sempre crescemos juntos, e à minha família pelo apoio que sempre tive. Agradeço também à Let's go Bahia e ao Business Bahia por essa oportunidade de compartilhar um pouco da minha jornada.