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Economia Circular: Iniciativas sustentáveis e colaborativas cada vez mais presentes nas coleções de grandes marcas

Economia Circular: Iniciativas sustentáveis e colaborativas cada vez mais presentes nas coleções de grandes marcas
Renata Rangel - Advogada, digital influencer e apaixonada por moda

Renata Rangel - Advogada, digital influencer e apaixonada por moda

30/04/2021 11:00am

A indústria da moda é, atualmente, uma das maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa por conta dos impactos da produção têxtil, e o “upcycling” (a reutilização de materiais já existentes) tem sido uma alternativa para reduzir esses impactos e evitar os desperdícios de estoques excedentes das coleções, bem como o acúmulo de roupas. 

Grandes marcas internacionais como Balenciaga, Marni e Miu Miu apresentaram nas últimas coleções peças criadas a partir de roupas já existentes ou reutilizaram materiais de coleções passadas. E recentemente a Chloé, sob a direção criativa de Gabriela Hearst, trouxe na coleção desfilada a tônica da sustentabilidade em diversos aspectos e mostrou que o artesanato, o luxo e as práticas sustentáveis podem coexistir em plena harmonia. 

Boa parte dos materiais que compõem a coleção já existia (couro de bolsas, sapatos, casacos) e outros detalhes que merecem destaque: o poliéster (fibra sintética virgem) e a viscose (fibra celulósica artificial) foram eliminados; o jeans utilizado foi reciclado, de reúso e orgânico; mais de 50% da seda foi oriunda de agricultura orgânica e mais de 80% dos fios de cashmere foram reciclados. Além disso, a bolsa Edith (modelo clássico da Chloé) foi reinterpretada: foram garimpados 50 modelos antigos em lojas que vendem peças usadas e as peças foram customizadas com restos de tecido e talismãs de cristais. 

CONSUMO CONSCIENTE: DUAS MARCAS BAIANAS COM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE CONSUMO QUE VALE A PENA CONHECER 

Há dois anos, o Brechó da Betty (@ brechodabetty) foi idealizado como forma de estimular o reúso, colocando peças em ótimas condições novamente no ciclo, com uma curadoria de marcas nacionais e internacionais. O negócio está dando tão certo que recentemente foi inaugurada uma sessão de itens de casa e o espaço se mudou para um novo endereço. 

Tendo como lema o consumo consciente e baseado na economia compartilhada, o All Mine é o Clube de Bolsas por assinatura da Paula Frank Import: as assinantes recebem 12 bolsas por semestre e uma variedade de cores e modelos de bolsas de marcas internacionais como Chanel, Dior, Prada, Valentino e muitas outras. O acervo possui mais de 200 modelos disponíveis e a cada 15 dias uma opção é selecionada de acordo com o perfil pessoal da assinante, que recebe a bolsa na sua residência.