Colunas

Desenvolvimento e paixão pelos mares prósperos da Bahia

Demir Lourenço - Diretor Executivo da TECON Salvador

Desenvolvimento e paixão pelos mares prósperos da Bahia
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

04/02/2024 4:00pm

Nasci no Rio de Janeiro e sempre fui encantado pelo mar. Quando via um navio cargueiro, ficava a imaginar por onde ele já havia passado e que pessoas e cargas transportavam Brasil afora. Sonhava em viajar o mundo, poder conhecer novas culturas e seus povos.

Estudei no Colégio Militar do Rio de Janeiro e o Terceiro Grau na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, de onde saí Bacharel em Ciências Náuticas.

Em pouco tempo, o universo conspirou a favor e já em 1985,  tornei-me trainee em uma das referências nacionais em  operações de logística portuária no país, a Wilson Sons. Comecei no agenciamento marítimo, e logo ingressei na operação portuária, a qual abracei e nunca mais saiu da minha vida.

Com perseverança, fascínio pela economia do mar e muita vontade de trabalhar focado em resultados e desenvolvimento, assumi a filial do Rio de Janeiro em 1994, seguida da filial de Salvador, em 1997, acumulando a gestão dos rebocadores portuários às atribuições de agenciamento marítimo e operações portuárias na Bahia e em Sergipe.

Em 1999, tive o prazer de participar do projeto que sagrou-se vencedor no leilão para o arrendamento do Terminal de Containers do Porto de Salvador. Iniciada a operação,  tornei-me Diretor Administrativo.

Os primeiros anos foram extremamente desafiadores. O mercado não reagiu com a velocidade que esperávamos, fazendo-nos amargar resultados negativos ao tempo em que realizávamos investimentos inéditos e transformadores no Porto de Salvador. O universo conspirou mais uma vez e, em 2002, tornei-me Diretor-Executivo.

O desafio era hercúleo, mas também uma oportunidade de realização ou, em caso de insucesso, de grande aprendizado. Além do apoio fundamental da minha família, rodeei-me de pessoas capacitadas, resilientes, disciplinadas e persistentes, com as quais construímos o sucesso, degrau a degrau. Um longo e duro ano após assumir, chegamos ao break-even, e logo começamos a obter lucro operacional. Já em 2005 superamos a movimentação esperada para o 25º ano do contrato.

Os navios cresceram, de forma acelerada. Expandir e adequar a realidade do Terminal de Containers de Salvador tornou-se um imperativo. Logo decidimos investir para ampliar a nossa capacidade de modo a nos preparar para o futuro. Tais investimentos foram realizados em dois grandes ciclos, sendo de 2010 a 2013, e 2016 a 2022, resultando em um terminal cuja capacidade está apta a atender as demandas do mercado, agora e no futuro!

Hoje, vinte e dois anos depois, o Tecon Salvador tornou-se uma das unidades de negócios mais importantes da empresa que, nesse período, investiu quase R$ 1 bilhão em obras civis, equipamentos, sistemas e treinamento.

Recentemente, o Porto de Salvador foi considerado como o porto brasileiro mais eficiente, de acordo com o Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI), do Banco Mundial. A conquista tem um valor ainda maior para nós, pois a fonte do CPPI advém da experiência de  clientes, os Armadores, e a experiência do cliente é um dos nossos principais nortes.

Ter a coragem de assumir e liderar o Tecon Salvador, motivando um time a virar uma operação muito difícil, deu-me a certeza de que nada, mas nada mesmo, resiste ao trabalho e dedicação de um time de pessoas engajadas e comprometidas! A conquista do CPPI é um retorno a essa crença. É uma conquista de todos nós que trabalhamos no Porto de Salvador, assim como de toda indústria, clientes e parceiros dessa cadeia.

À medida que nos expandimos, minha sede por desenvolvimento só aumenta, assim como o meu encantamento pelas pessoas, cultura e belezas da Bahia. Essa terra me acolheu de tal forma que tornou-se minha casa. Enquanto bom "Barioca” que me tornei, do neologismo "baiano + carioca", confesso que uma das minhas maiores satisfações hoje, é trabalhar e  ver o desenvolvimento dessa região, pela qual tenho tanta gratidão, orgulho e pertencimento

Seguirei obstinado em dar minha parcela de contribuição para o desenvolvimento sustentável dessa nossa amada Bahia, iluminado pelo propósito de transformar realidades e entregar futuros melhores, com a certeza de que ainda temos uma longa e promissora jornada pela frente.