Dedicação, trabalho sério com ética, resiliência e respeito ao próximo
Luciano Sampaio Jr. – Contador, MBA em Finanças Corporativas, sócio da PwC que lidera as operações na Região Nordeste
Foi no dia 29 de março de 1972, quando a querida Cidade de Salvador completava 423 anos, que a minha mãe me deu à luz, seu quarto filho, no Hospital Espanhol.
Até os meus 6 anos de idade, morei no bairro de Nazaré. Aos 7 anos, nossa família mudou-se para o bairro da Graça, onde vivi até me tornar adulto. Sempre tivemos uma vida confortável, classe média, mas sem excessos. Meus pais (ele advogado e professor da UCSAL e ela empresária) sempre me ensinaram a prezar por dar valor ao trabalho ético, baseado no respeito ao próximo para o provimento da família e foi com essa orientação que trilhei minha carreira profissional.
Fiz o curso de Ciências Contábeis e, logo no início, procurei estagiar para ter a experiência prática do que eu aprendia na faculdade. Tive o privilégio de estagiar no Grupo Paes Mendonça, empresa liderada por um dos maiores empreendedores da Bahia, naquela época. Depois de pouco mais de 6 meses, a minha inquietude e vontade de me desenvolver fez com que eu procurasse a carreira dentro de uma empresa de auditoria e consultoria.
Ainda em Salvador, em 1994, ingressei em uma empresa multinacional que, na época, fazia parte de um grupo de empresas de consultoria e auditoria conhecido como Big 6 (eram as 6 maiores empresas desse segmento no mundo). Me lembro como se fosse hoje a pergunta do sócio que me entrevistou: “você tem certeza de que quer trabalhar muito e, em especial, durante o verão?” E ele não estava perguntando isso para me assustar, pois pude comprovar que realmente era muito trabalho mesmo, ou seja, o que eu estava procurando. Em pouco mais de mês na empresa, fiquei muito impressionado com a quantidade de treinamentos que eu havia participado. Já me sentia mais qualificado, um profissional em crescimento e mais seguro, e era exatamente o que eu também estava procurando.
Em 2002, mudei, decidi sair da minha zona de conforto e buscar novos desafios em outra empresa de auditoria e consultoria, a PwC, onde eu teria que me dedicar ainda mais, para ser reconhecido profissionalmente e conquistar o meu espaço.
Nessa época o grupo já não era Big 6 e sim Big 4. Atuei fazendo auditoria e consultoria para grandes grupos econômicos em processos de consolidação, de alguns segmentos de indústrias (especialmente no Pólo Petroquímico) e privatização de empresas estatais, bem como apoiando alguns clientes na abertura de capital na bolsa de valores do Brasil e dos Estados Unidos.
Em 2006, aceitei o convite da PwC para trabalhar no escritório de São Paulo, o que foi uma decisão bem difícil, pois, para nós baianos que estreamos e não nascemos, temos um apego enorme pela terrinha. Embora complexa, foi uma das melhores decisões profissionais que tomei.
Em 2007, fiz intercâmbio no escritório da PwC de Washington DC, o que me ofereceu uma experiência muito rica ao trabalhar na capital da maior economia do mundo.
Depois dessa experiência, regressei para o escritório de São Paulo e, em 2009, fui admitido como sócio da PwC.
Ainda em São Paulo me casei com Alice, temos duas filhas, Beatriz e Cecilia. Elas trazem para mim, no dia a dia, o equilíbrio necessário entre o trabalho e a família, o que é muito importante para meu balanço entre o ser humano e o profissional.
Como diz o ditado popular, “o bom filho à casa torna”, e, em 2019, voltei a morar em Salvador assumindo a responsabilidade de liderar as nossas operações na Região Nordeste, onde temos escritórios em Salvador, Recife e Fortaleza.
Com 28 anos de carreira em auditoria e consultoria, dos quais tenho muito orgulho da jornada construída, permaneço com muita energia e vontade para apoiar nossos clientes a resolverem problemas importantes e continuar construindo confiança na sociedade. Penso que dedicação, trabalho sério com ética, resiliência e respeito ao próximo sempre foram minhas características marcantes ao longo dessa jornada.
Agradeço a Revista Let's Go Bahia e ao Grupo Business Bahia pelo convite para compartilhar um pouco da minha jornada.