Colunas

De Londres à Salvador: a jornada de uma mulher polímata

Andréa Moreira - Empresária fundadora da Tramato Gifts, Mentora e Psicoterapeuta

De Londres à Salvador: a jornada de uma mulher polímata
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

24/09/2023 7:30pm

É sempre com muito carinho e um enorme sorriso no rosto que me recordo da trajetória que percorri até hoje. O retorno inesperado de Londres para Salvador me fez, nessa época, ir em busca de meu primeiro emprego. Ocultei minha idade verdadeira, dizendo que tinha 17 anos e me empreguei, aos 14 anos, como professora de inglês.

Meu lado multicultural e essa minha mistura de Salvador com Londres chegou com uma oportunidade maravilhosa que minha mãe recebeu para trabalhar na BBC de Londres e estudar inglês. Ela já namorava meu padrasto, que também é inglês, então lá fomos toda família para a Inglaterra. Aos 5 anos de idade aterrissei na terra da rainha, onde fiquei até os 14, quando retornei devido ao divórcio da minha mãe.

Educada em Londres, meu contato com a Língua Portuguesa era pouco. Não sabia ler e escrever em nosso idioma. Então, imagine chegar ao Brasil sem saber direito a língua daqui? Só fui inserida no aprendizado do Português aos 14 anos. Aprendi a ler e escrever em português com esta idade. Por aqui, a vida deu uma virada e passei a trabalhar durante o dia e estudar à noite.

Estudei um tempo em uma escola pública à noite e depois, com muito sacrifício, passei a estudar em uma cooperativa. Lembro do orgulho da minha mãe quando consegui, mesmo estudando e trabalhando o dia todo, passar na Universidade Federal da Bahia. Me posicionei como professora, depois treinadora de professores aos vinte e poucos anos, de uma grande rede que possuía mais de 30 unidades no Brasil.

Buscar meu futuro e construir meu destino tornou-se minha mola propulsora para atingir meu sucesso pessoal e profissional. Desde sempre, eu pensava na importância de ser uma mulher bem posicionada e forte, mas sem perder a leveza, feminilidade e alegria.

A vida seguiu e me deu novos desafios. As minhas raízes multifacetadas me mostravam o quanto eu estava sempre disposta a uma boa história. Me redescobri de inúmeras formas e sei o quanto isso me construiu para o que sou hoje. Vivenciei por 8 anos a jornada de treinar vendedores, implementar e expandir negócios, além de ser Diretora Comercial cuidando de quase 400 funcionários na área de serviços. Hoje, como mentora e consultora de negócios, eu compartilho insights sobre implementação de negócios, expansão e humanização nas empresas.

A chegada dos meus filhos gêmeos iluminou a minha vida! Ali estava a razão do meu viver. Ao mesmo tempo em que eu vivia essa parte fantástica, 2 turbulências apareceram no meu voo: um divórcio quando as crianças tinham apenas 8 meses de vida e a perda de minha mãe quando as crianças completaram um ano.

Mas eu renasci! Optei por estar mais próxima dos meus filhos e de me realizar através do trabalho. Então criei meu próprio negócio: Tramato, com T de Teresa, minha mãe, aquela que vi partir pouco tempo antes.

Quando as dificuldades bateram à minha porta, a pluralidade me serviu novamente para trazer inovação a Salvador. Criei a Tramato focando na personalização de peças funcionais que podem ser utilizadas no dia a dia. Após realizar pesquisa de mercado, me posicionei para levar praticidade, um belo design e muita bossa para o público baiano.

Comecei pequena dentro de casa, depois migrei para uma loja de 15m² na Pituba e passei 5 anos com outra loja no Shopping Paseo. Por fim, aproveitando o hype digital, migrei a Tramato para ser uma loja 100% online e acessível a um público maior.

Me especializei em Psicoterapia, por perceber a importância do autoconhecimento nos negócios, na vida pessoal. Hoje, ajudo minhas clientes principalmente para que elas tenham autoestima e poder pessoal para assim criarem negócios autênticos. Minha história fez isso comigo! Acredito na frase "Valorize a sorte de ser você! A sorte de ser única!”

Obrigada à Let’s Go Bahia por me permitir compartilhar com todos vocês que acreditar em si é o nosso maior superpoder.