Constante capacitação e motivação são caminhos para o sucesso
OLAVO JOSÉ GOUVEIA OLIVA, AUDITOR FISCAL, BACHAREL EM ECONOMIA E DIREITO, DIRETOR DA FISCALIZAÇÃO DO SEGMENTO DE PETRÓLEO E COMBUSTÍVEIS DA SEFAZ-BA.
Filho de pais de classe média, em uma família com 4 irmãs, nasci no Bairro da Ribeira e aproveitei muito a juventude nos bairros do Tororó e Brotas. Gostava muito de leitura desde a tenra infância, e de tanta insistência, minha mãe decidiu me ensinar a ler, por isso já entrei na escola sabendo as palavras.
A convivência com as mulheres em casa foi importante para moldar minha personalidade, considerando que a maioria das mulheres trazem consigo como características a empatia, a sensibilidade, a tolerância, o equilíbrio entre outras importantes.
Estudei o curso primário na Escola Santa Terezinha na Mouraria e o ginásio no Liceu Salesiano do Salvador, Colégio que, à época, era composto apenas de meninos.
No Liceu Salesiano do Salvador aprendi que a disciplina, o respeito às divergências, a seriedade nos estudos o companheirismo e a lealdade seriam relevantes para o futuro da minha vida profissional e pessoal.
Pelo lado profissional, comecei a minha vida aos 16 anos na Eternit S/A (uma verdadeira escola), na função de office-boy, saindo da empresa após 9 anos com 4 promoções no currículo, ao tempo em que cursava na UCSAL o bacharelado em Economia.
Após a formatura ingressei nos quadros da Caraíba Metais, pedindo afastamento após 5 anos, para ingressar nos quadros da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia como Auditor Fiscal do Estado da Bahia aprovado em concurso público.
Decisão importante para a minha vida profissional, naquele momento me afastava do setor privado, ingressando na vida pública.
São setores muito diferentes, enquanto na Gestão Pública, o foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo, ambos os focos importantes para a sociedade.
Nesse contexto, um novo desafio se apresentou com a escolha. O desafio é uma das molas propulsoras da minha vida. Quero crer que o desafio estimula uma pessoa a crescer na sua área de atuação ou mesmo no ambiente pessoal também, com isso, torna-se um ser humano melhor, adquirindo mais conhecimento e experiência.
Caio Fernando Abreu, escritor e jornalista afirmou que “ A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás”. E eu complemento: se você se sente feliz significa que a maior parte das suas escolhas foi feita de forma correta.
Decidi então fazer o Curso de Direito em razão de sentir a necessidade de interpretar e compreender corretamente as leis que regem o Direito Tributário. Posteriormente agreguei a especialização em Direito Tributário e Gestão Tributária pelo IBET e UNIFACS.
Já na SEFAZ-BA ocupei diversos cargos importantes: Instrutor da Universidade Corporativa, Julgador do Conselho de Fazenda, Gerente, Inspetor e atualmente desempenho a função de Diretor de Fiscalização do Segmento de Petróleo e Combustíveis.
Missão relevante como servidor público uma vez que a Sefaz/BA tem por missão prover e administrar os recursos financeiros para viabilizar as políticas públicas do Estado e orientar o cidadão quanto à importância do pagamento dos tributos e do controle da aplicação dos recursos públicos.
Tempo de muito estudo e determinação, sempre acreditei que a capacitação, foco no objetivo, motivação e responsabilidade são caminhos que devem ser trilhados para atingir o sucesso.
Capacitação é todo o processo de aprendizagem necessário para desenvolver competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais.
Motivação é a energia que leva o indivíduo à ação, sendo uma força que aciona e direciona o comportamento.
Por isso MOTIVAÇ O alinhada à constante CAPACITAÇÃO, são fatores determinantes que contribuem na obtenção do sucesso da sua vida profissional.
Por fim, ao fazer uma retrospectiva desde o início da minha carreira como office boy e até os dias de hoje, tenho que registrar meus agradecimentos e a minha gratidão a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a minha formação intelectual e profissional e que me concederam o privilégio de construir várias amizades duradouras.
Nas palavras do filósofo grego Sócrates: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.