Colunas

Conhecimento e amor pelo trabalho são essenciais para uma vida feliz

Priscila Wiederkehr, diretora geral do Grupo Vitalmed

Conhecimento e amor pelo trabalho são essenciais para uma vida feliz
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

03/07/2021 1:00pm

Quando olho para meu histórico de vida, o trabalho ocupa a maior parte. Ter uma carreira profissional foi o que planejei, batalhei, mas amo fazer. Aos 17, sai de casa, em Blumenau (SC), e fui cursar faculdade no Paraná e trabalhar na Cooperativa Batavo, na área de Exportação. Desde cedo, conciliei estudo e trabalho. Descendente de alemães, minha educação foi rígida, tendo a disciplina, a ética e a organização como diretrizes para a vida pessoal e profissional. Meu pai: o Professor Peninha, foi o ponta pé para a minha autonomia e representa força, embasamento e orientação. 

Aos 20, passei em um processo de trainee do Banco Nacional. Me tornei gerente júnior e pleno. Nunca temi desafios. Aos 22, fui pra São Paulo em busca de novas áreas e experiências para assumir a gerencia financeira de uma holding de shoppings e, em seguida, vim para a Bahia, num grande desafio, trabalhar como gerente financeira de uma indústria de plástico, me tornando gerente administrativa e financeira e, dois anos depois, diretora. Foram sete anos de muito aprendizado. Aqui, me tornei mais humana na liderança, aprendi a ter empatia e onde desenvolvi toda a competência na administração e para mim ficou claro que assumir responsabilidades era nato e nunca tive medo de tomar decisões.

Aos 30 anos entrei no segmento de Transportes de Valores e Vigilância Patrimonial, vindo assumir, em seguida, a gestão geral na Bahia. Posição nada fácil em um mundo masculino e para a única mulher do segmento. Mas foi uma experiência incrível e muito diferente. Cinco anos depois, fui trabalhar numa empresa de Engenharia e então veio o maior presente de toda minha vida: meu filho Jordan! Com o nascimento dele nasceu também o convite da Vitalmed. Cheguei a sair e ter a oportunidade linda de contribuir na Fundação Pro Tamar e dois anos depois voltei para o Grupo Vitalmed, como diretora corporativa e, atualmente, diretora geral da empresa baiana, dinâmica, com serviços e desafios diferenciados e que me motiva muito.

Em todo esse tempo, nunca deixei de fazer outra das coisas que adoro e nunca é o suficiente: estudar. Sou formada em Ciências Contábeis, pós graduada em Administração na UFBA, com Gestão de Negócios na FGV e terminando o MBA Executivo no Insper/SP. 

Das minhas experiências, percebi que dar ordens, somente, não dá resultados. É preciso diálogo, resiliência, perseverança e até “engolir sapos”. Nem sempre o caminho é de flores, mas com certeza tem que ter paciência, perseverança e resiliência para se ter um belo jardim.

Com uma vida tão dinâmica e conciliar carreira, estudo e o pessoal, tive a sorte de sempre ter o apoio total da minha mãe Hilda. Sempre tive pessoas especiais na minha vida, dentre elas três amigas eternas, que são minhas verdadeiras irmãs (Lolô, Martinha e Kata).

Para mim, faz todo o sentido a frase de Confúcio, “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”.  Eu não tenho trabalho, tenho prazer no que faço todos os dias. Me considero uma pessoa realizada, não pelas conquistas, mas sim por ser feliz em tudo!!!