Como nós baianos podemos melhorar o ambiente de negócios da Bahia?
Fábio Lima, sócio da Arazul Capital
Tenho formação em Publicidade, sou especialista em Gestão da Informação e militei por mais de 18 anos no marketing político-institucional. Participei de diversas campanhas eleitorais para os principais cargos eletivos. Atuei no Relacionamento Institucional de contratos publicitários com Prefeituras e Governos. Fui diretor da ADVB-BA (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia) e membro do Conselho de Comunicação do Estado da Bahia, além de ser sócio-fundador de uma rádio e, atualmente, do portal de notícias Bahia.Ba.
Apesar de ter uma carreira consolidada no universo da comunicação, motivado pela minha paixão por empreender e desenvolver, há alguns anos mergulhei na área de investimentos e me tornei sócio da Arazul Capital. Uma companhia de serviços financeiros, inserida na indústria de investment banking que atua, principalmente, nas áreas de Mercado de Capitais, Asset Management e Wealth Management, com foco no middle market brasileiro. A Arazul Capital apesar de ter sido fundada em São Paulo, coração financeiro da América Latina, possui três sócios soteropolitanos, portanto, um forte DNA baiano.
Sempre acreditei na Bahia e nos baianos e escolhi continuar morando aqui. Mas uma pergunta sempre me acompanhou: como nós baianos podemos melhorar o ambiente de negócios da Bahia?
Mais recentemente, em meados de 2020, o líder do Grupo Business Bahia, Carlos Falcão, e nós, Arazul Capital, pensamos em criar um produto financeiro Made in Bahia. Um desafio bastante motivador.
A partir daí, nossa área de Research desenvolveu um relatório econômico regional, que nos revelou algo bastante crítico: o Nordeste contribui com 14,3% do PIB do Brasil, mas conta com apenas 7% do crédito privado do país. Isso mostra uma dramática descorrelação. Como a Bahia possui o maior PIB do nordeste (28%), é quem mais sofre com esse impacto negativo.
Esses dados nos levam a crer, então, que um dos fatores para melhoria do ambiente de negócio da Bahia é geração de riqueza a partir do acesso a crédito.
Para tanto, com o apoio institucional do Grupo Business Bahia, criamos o FIDC Arazul Desenvolve Bahia. Um fundo de investimento em direitos creditórios pensado para os investidores e empresas baianas. Vale ressaltar que cada fundo tem sua natureza, que merece uma análise específica pelo investidor, e que antes de investir é importante consultar o regulamento do fundo.
O FIDC Arazul Desenvolve Bahia tem um grande diferencial. Ele tem como premissa utilizar 100% do dinheiro investido por baianos em compra de direitos creditórios das empresas baianas. Ou seja, é a liquidez dos baianos financiando empresas baianas. Isso é o que chamamos de Investimento com Propósito, que vai ampliar o ciclo virtuoso de geração de riqueza do nosso estado. Por falar em propósito, parte do dinheiro investido por membros ou indicações do Grupo Business Bahia será doado para o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer.
FIDC Arazul Desenvolve Bahia. Você investe, ajuda as empresas baianas e crianças do GACC agradecem.