O Nivus é um SUV urbano com linhas marcantes ao estilo cupê. É o primeiro modelo do segmento de carros brasileiros a valorizar a tríade design, tecnologia e conectividade. De uns anos para cá, a indústria nacional tem buscado soluções para oferecer ao consumidor cada vez mais exigente.
Fruto do projeto da Nova Volkswagen, o Nivus completa a gama de SUVs (T-Cross, Tiguan, Touareg e o futuro Taos) da marca alemã no Brasil. Além do T-Cross, o Nivus traz um amplo pacote de equipamentos e motor da família TSI turbinado.
O Nivus surpreende, sim, pelo desenho de traseira com teto rebaixado, belas lanternas que cruzam de um lado ao outro e frente com nova identidade global da Volkswagen. É ofertado em duas versões: Comfortline e Highline. Nas duas configurações, a VW coloca sob o capô o elástico motor 1.0 TSI flex de três cilindros, de 128 cavalos de potência a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a 2.000 rpm, com etanol no tanque de combustível. Tem apenas a opção de transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades.
Mas não é apenas o visual que coloca o Nivus entre os carros para os quais você deve agendar um test drive. Fique atento ao pacote de equipamentos, especialmente dessa versão topo da gama Highline.
Sua versão de entrada Comfortline já vem com seis airbags, ar-condicionado, central multimídia Composition Touch com tela de 6,5”, câmera de ré, sensores traseiros, chave presencial, alerta de frenagem de emergência, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros, controle de cruzeiro, grade dianteira com detalhes cromados, rack de teto longitudinal na cor preta, rodas de liga leve de 16”, além de sistemas de controles de tração e estabilidade, direção elétrica, espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, assistente para partida em rampa, volante multifuncional, Isofix, descansa-braço central com porta-objetos, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro.
É realmente um SUV urbano bem equipado e com um preço competitivo. O Nivus Highline tem ainda ar-condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo, espelho retrovisor interno eletrocrômico, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, detector de fadiga do motorista, rodas de liga leve 17”, painel de instrumentos digital, faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”, bancos revestidos de couro, sistema de frenagem automática pós-colisão, sensores de chuva e crepuscular, indicador de controle da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros, volante com shift-paddles e tapetes de carpete.
O grande salto do Nivus é a nova multimídia VW Play com tela de 10 polegadas que traz o seu smartphone para dentro do carro. Com uso intuitivo, o VW Play abre o mundo virtual para dentro do automóvel com a opção de usar os sistemas Android ou IOS.
O pacote VW Play & Tech é um opcional na versão de entrada e inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia VW Play com tela de 10” e volante multifuncional em couro com shift-paddles. Isso já vem no Nivus Highline e deixa o SUV da Volks bem completo nos itens de entretenimento e conectividade.
O Nivus pesa 1.199 kg e seu porta-malas consegue transportar 415 litros, bem próximo do T-Cross (429 litros), tem três anos de garantia e sai na frente com o seu projeto atual com motor turbinado, multimídia bem conectado e visual moderno.