Colunas

Não é só um jogo: os videogames como ferramentas de lazer

Coluna Let's Go Games

Não é só um jogo: os videogames como ferramentas de lazer
Otta Queiroz - Editor de conteúdo digital e fã de jogos eletrônicos

Otta Queiroz - Editor de conteúdo digital e fã de jogos eletrônicos

28/01/2021 12:22am

Em período de distanciamento social, ficar em casa virou sinônimo de proteção. Há quem use a música para se distrair ou dedique algumas horas para “maratonar” algumas séries e filmes e também quem conseguiu com os jogos eletrônicos uma forma de vencer o tédio e se manter ativo durante este momento tão difícil em nossas vidas.

Um reflexo dessa busca por novas alternativas de lazer em casa é o expressivo aumento no interesse por jogos digitais durante a pandemia. A mudança de hábitos impactou diretamente essa indústria, que deve registrar um crescimento de 45% na receita desse mercado até o fim do ano.

E não pense que esse é um fenômeno que atinge apenas os mais jovens. Cada vez mais, pessoas de todas as idades passam a consumir os games, seja em seus smartphones, tablets, videogames ou computadores. Já foi a época em que essa opção de entretenimento era voltada apenas para crianças e adolescentes. O gênero de jogos casuais, aqueles voltados para toda a família, é um dos que mais cresce e apresentou, durante o ano de 2020, muitos lançamentos e novidades.

Os jogos são hoje uma nova ferramenta para proporcionar lazer e diversão para as pessoas, sejam elas fãs de esportes, estratégia, ação ou para quem está apenas tentando fugir do tédio. Em momentos tão difíceis, dar vida a personagens e simular situações que não podemos experimentar fisicamente pode ser uma boa ideia. Com a tecnologia que temos à nossa disposição, o seu mundo vai conhecer novos mundos e, ao experimentar essas novas experiências, abraçará o novo e o diferente. Você está disposto a tentar?

Nintendo eShop chega ao Brasil

Desde o último dia 7 de dezembro, os usuários brasileiros do Nintendo Switch, videogame que é um dos mais vendidos atualmente, podem criar uma conta local e desfrutar de todo o conteúdo presente na loja, como os jogos e outros itens. De acordo com a empresa, mais de 400 jogos estão disponíveis nesse lançamento dos serviços e novas atualizações virão com o passar do tempo. A Nintendo também afirmou que os usuários poderão realizar os pagamentos com a moeda local e com cartões nacionais.

DROPS

Nova tecnologia da Microsoft irá avaliar a qualidade de reuniões corporativas.

A Microsoft patenteou uma nova tecnologia que promete criar um sistema capaz de avaliar a qualidade de uma reunião. As métricas serão obtidas através de câmeras e sensores presentes no ambiente. A plataforma avaliaria atributos como a linguagem corporal e as expressões faciais dos conectados, além de elementos como o tempo de fala, o índice de participação e até mesmo a temperatura do local onde eles estão. O objetivo é permitir sugestões que melhorem a produtividade dos encontros.

Parque temático do Super Mario começará a funcionar no início de 2021 no Japão

O mais novo parque temático do Super Mario já tem uma data definida de abertura. De acordo com a Universal Studios Japan, o novo equipamento de lazer será aberto ao público no dia 4 de fevereiro. O Super Mario World, que funcionará na cidade de Osaka, terá como atração principal uma montanha-russa inspirada em Mario Kart, que vai misturar a movimentação real no carrinho combinada com a realidade aumentada. Com isso, os visitantes poderão pegar itens virtuais que serão mostrados no visor e jogá-los virtualmente nos adversários. Já comprou as passagens?