Colunas

Alma Baina

Coluna Let's Go Alma Baiana

Alma Baina
July Isensee - Jornalista

July Isensee - Jornalista

05/02/2021 7:00pm

Leila Brito,

Superintendente da Fundação José Silveira

“O ano de 2020 foi incerto, desafiador e exigiu decisões rápidas e assertivas, além da concentração de esforços para a implantação de novas estratégias, na perspectiva de atingir melhores resultados. O contexto da pandemia pela COVID-19 mudou nossa forma de atuar, ensinando-nos a trabalhar com metodologias ágeis e exigindo medidas efetivas em curto prazo. Foi preciso estruturar novos processos, sempre alinhados às diretrizes das autoridades nacionais e internacionais de Saúde, garantindo proteção e segurança a todos os envolvidos. Só conseguimos dar significado às nossas realizações porque foram fundamentais nos nossos valores. Nos momentos difíceis e atípicos, aprendemos a trabalhar e atuar de maneira diferente, sempre com criatividade e inovação. Reinventamo-nos e estamos escrevendo rotas diferentes, na busca de novas soluções e melhorias contínuas. O mais importante é sempre buscar o autocuidado, fortalecer-se na fé e na esperança. Temos a responsabilidade de lutar por um mundo melhor, cada um contribuindo ativamente, com senso de comunidade e de pertencimento, no ambiente familiar e no trabalho. É essencial ter atitudes capazes de alterar o caminho e construir possibilidades de mudança, lembrando que a força está em Deus, que é o dono do amanhã.

Eduardo Valente,

Presidente e fundador do Grupo Civil

“Uma grande transformação estamos a vivenciar; é justa e felizmente será o fim desta pandemia. Surgirá, então, um novo mundo com grandes mudanças em suas cores, suas formas e seus valores, onde os sobreviventes se adaptarão às suas invenções e descobertas, fazendo esquecer seus hodiernos hábitos e princípios.”

João Carlos Paes Mendonça,

Empresário

“Nossos planos, mesmo os de curto prazo, muitas vezes precisam ser revistos. Entre as grandes lições de 2020, umas delas foi a necessidade de se adaptar rapidamente, seja no campo pessoal, no profissional ou no empresarial. As metas e os projetos são importantes, mas precisam acompanhar as mudanças que são impostas. Para 2021, desejo que cada cidadão carregue consigo a capacidade de olhar para o próximo sempre com a possibilidade de crescimento conjunto e que todos consigam se reinventar sempre que necessário. Depois das demonstrações de 2020, sigo acreditando no poder de transformação da solidariedade das empresas e das pessoas.”

Carlinhos Brown,

Músico

“Vivenciamos um ano atípico com a pandemia do coronavírus, que nos impôs novas ordens do fazer e do cuidar. A pandemia nos trouxe perdas pessoais e materiais, mexeu com a economia, escancarou fragilidades nas gestões públicas e privadas, mas tudo isso também nos trouxe uma oportunidade única de repensar nosso ser e estar no mundo, levando-nos a olhar com mais cuidado para a nossa história, para as nossas trajetórias de vida, a prestar mais atenção nas nossas escolhas. A natureza segue pedindo que sejamos mais cuidadosos com ela. O futuro é uma construção diária que se faz no aqui e agora, no presente. O presente não tem esse nome à toa, não é mesmo? A nossa chance de mudança está no agora. 2021 será também um ano de grandes cuidados, de ainda maior atenção a tudo. Podemos planejar melhor as nossas ações e temos a sorte de ter tantas linguagens artísticas diferentes servindo como antídotos, como cura. Inclusive, entre as boas surpresas deste ano que chega, teremos a estreia do mais novo espetáculo da Cia. de Dança Deborah Colker, intitulado “Cura”, e tenho a honra de assinar a sua trilha musical. E é justamente na arte que verdadeiramente poderemos encontrar esse respiro das mazelas e durezas. Não podemos esquecer que para transformar o mundo e deixar tudo do jeitinho que desejamos, precisamos primeiro fazer revisões em nós mesmos. As transformações virão das consciências ativadas. Do respeito à ciência e do quão dispostos estamos a assumir as nossas responsabilidades com este planeta, com toda a natureza abundante que precisa ser melhor preservada. Minha esperança é verbo vivo. Quero esperançar fazendo, criando, pois é isso que alimenta a minha alma. Desejo um ano novo cheio de belezas para todas as pessoas. E paz para todos nós. Amor e paz, sempre, em todos os nossos caminhos.”

Fernanda da Cunha Guedes Rêgo

Empresária e sócia do Grupo Cunha Guedes

“2020 foi um ano para nos tirar da zona de conforto. Um ano em que o mundo mudou, as pessoas mudaram e a forma de consumir mudou. Nós, empresários, tivemos que agir rápido. Agir em um cenário novo, não previsto em nenhum planejamento estratégico. Repensamos processos e o nosso modelo de negócios para nos adaptarmos aos novos hábitos do nosso público. Transformamo-nos, com resiliência, mantendo sempre a fé e buscando tomar decisões de maneira rápida e assertiva. A superação vem da criatividade e da capacidade de se adaptar. As dificuldades são as engrenagens que nos fazem crescer. Estamos prontos para 2021!”

Daniela Gonze,

Reserva da Baronesa Home

“Neste momento tão único das nossas vidas em que nos deparamos com esse fenômeno que transformou o mundo, vi uma transformação nos significados. A família finalmente estava reunida, full time. Começamos a harmonizar ambientes e, mais ainda, a estabelecer espaços dentro de outros lugares nas casas onde nem sempre havia tempo para desfrutá-los. Neste novo formato, fizemos brinquedotecas, já que muitas crianças do Fundamental e do Infantil não voltarão às escolas este ano por medo ou receio dos pais e também pela necessidade de serem acolhidas na nova realidade. Os home offices estão cada vez mais adaptados e confortáveis para a apresentação no mundo corporativo e a adequação de reuniões e rotinas profissionais. As salas viraram salas de cinema, com poltronas mais confortáveis. São sofás, poltronas, cadeiras; um mobiliário que abraça, conforta e traz elegância ao seu espaço para estar com a sua família e com o seu negócio. Uma casa completa! Todas as coisas têm um significado, dependendo do tamanho do afeto que temos por elas. Acredito que é o amor que confere sentido à vida e a tudo o que fazemos. A Reserva da Baronesa Home nasceu desse sentimento que, penso, não conseguimos negar. É algo maior que nós mesmos. É algo que nos impulsiona e nos move adiante, em busca da felicidade. A Reserva da Baronesa não é apenas o meu sonho, é a minha essência, sou eu mesma com muito amor no lar de vocês. Eu creio, aliás, tenho certeza, que vamos, sim, vencer!”