Colunas

Esperança: mola propulsora para um futuro melhor

Coluna Let's Go Life Coach

Esperança: mola propulsora para um futuro melhor
Fabiano Lacerda - Coach de vida, palestrante e influenciador digital

Fabiano Lacerda - Coach de vida, palestrante e influenciador digital

29/01/2021 10:00pm

Com grande parte da população mundial em situação de confinamento, muitas pessoas estão se questionando sobre o futuro e buscando novas formas de encarar a vida e se reinventar. Em meio a tudo isso se destaca um sentimento que pode ser considerado um diferencial: a esperança.

Basta dar uma “goolgada” rápida sobre o assunto que você vai perceber que ter esperança é ter fé, ou seja, é o ato de acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. Esperança e fé são crenças emocionais que geram fortes influências positivas na capacidade de lidarmos com situações difíceis; são literalmente armas que potencializam e transformam o nosso futuro. Em momentos de incerteza, manter a esperança é fundamental, pois ela nos permite enfrentar de forma mais tranquila a realidade e apostar em um futuro melhor.

Já vou avisando logo: não existe uma fórmula mágica para ganhar esperança. O que existe é um trabalho árduo e dedicado. Antes de acreditar em qualquer coisa ou até mesmo em alguém, acredite em você mesmo. Invista o máximo possível em aprendizado e muito tempo para colher os frutos. E apesar de não existir uma fórmula mágica para se obter esperança, existem maneiras de aumentar os seus níveis.

É necessário sempre ter expectativa positiva sobre o futuro, pois esse pensamento nos possibilita enxergar sob a perspectiva de que a vida e as coisas podem melhorar e, assim, poderemos traçar rotas alternativas para superar os desafios. Ter esperança é acreditar que a situação adversa pode ser um passo para uma conquista maior. Quando se perde a esperança, perde-se praticamente tudo.

Segundo a Psicologia Positiva, a esperança é um processo que reflete a percepção do indivíduo quanto à sua capacidade de definir objetivos e de traçar estratégias para atingi-los. Em épocas de grandes desafios, como atualmente, quando o medo e a incerteza assombram a todos, manter-se esperançoso é mais importante do que nunca.

"Não podemos mudar a situação atual do mundo, mas podemos mudar a forma como reagimos a ela."

(Fabiano Lacerda)

Sabe por quê? Quem tem esperança consegue agir de modo mais proativo, encontra novas alternativas e respostas, mantém-se motivado para excutar as ações necessárias. Manter a esperança em alta é uma competência de extrema importância para liderar e vencer em tempos de crise.

Note que pessoas esperançosas normalmente atingem resultados extraordinários. São pessoas que têm maior controle sobre o estresse e a ansiedade, são otimistas e felizes. Já pessoas com baixo nível de esperança têm maior probabilidade de ser destruídas por pensamentos sabotadores e autodepreciativos, impedindo a realização de objetivos, metas e sonhos.

Para nos mantermos esperançosos, é preciso estar atentos aos nossos pensamentos e atitudes e, principalmente, às informações que desejamos consumir. A forma como reagimos aos acontecimentos é mais relevante do que a situação em si.

Talvez você esteja se perguntando o que fazer para manter o otimismo e a esperança.

Para começar, faça uma lista dos seus objetivos de médio e longo prazo; tire os seus planos da gaveta, aqueles que você nunca teve tempo de realizar; escreva os pontos positivos da situação adversa; ouça música e experimente atividades que aumentem o seu astral e o seu bem-estar. Crie cenários positivos em sua mente, fortaleça-se emocionalmente, busque alternativas e soluções diferentes; exercite não apenas o seu corpo, mas também o seu cérebro. E realmente acredite que tudo vai ficar bem.

Não podemos mudar a situação atual do mundo, mas podemos mudar a forma como reagimos a ela. Cultive sentimentos bons, exerça a gratidão e você verá como vai se sentir bem melhor!