Se, por um lado, os novos tempos trouxeram mudanças significativas nas formas de morar, transformando muitas casas em locais de trabalho e casas de férias em residências, por outro, as mostras de decoração também ganharam novos formatos.
A Janelas CASACOR e a Casas Conceito 2020 tiveram que se adaptar à nova realidade, cada uma ao seu modo, mas sem deixar de lado as suas principais finalidades: estimular a criatividade e inspirar. Em consonância com o atual momento, os desafios foram grandes, mas com alguns ganhos reais, como a democratização do acesso às mostras e maior alcance de público.
O lançamento nacional da Janelas CASACOR 2020 foi 100% digital e pôde ser acompanhado nas redes sociais. Já a exposição em si foi composta também por vitrines físicas espalhadas por diversas cidades brasileiras, com o objetivo de tornar tangíveis conceitos e ideias que traduzam a casa pós-pandemia. A edição baiana aconteceu entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro e pôde ser vista de duas formas, ambas gratuitas: pessoalmente, em um dos pontos espalhados pela capital como o aeroporto, o Centro de Convenções de Salvador e o Farol da Barra, ou através de visitas virtuais em janelascasacor.com.br.
Janelas, refúgio e forma de expressão
De acordo com Carlos Amorim, diretor da CASACOR Bahia, a maior mostra do segmento nas Américas, foi desafiador manter o evento criativo, comercialmente viável e com entregas interessantes para os parceiros, sem se sobrepor a uma reflexão crítica do que estamos vivendo. Mas o desejo e o compromisso de realizar a mostra foram maiores, e logo surgiu a ideia de propor uma nova experiência. Não para substituir o formato tradicional, mas para se apresentar como uma novidade, um sopro de beleza, criatividade e leveza, em um ano tão denso, e com a possibilidade de abraçar a cidade.
“A casa ganhou protagonismo na pandemia e as janelas se tornaram nosso refúgio, uma forma de expressão e uma pequena explosão de liberdade”, destacou Amorim. Segundo ele, o esforço coletivo do time de arquitetos, decoradores e paisagistas baianos, com reconhecimento nacional, é o de conversar com aspectos da “nova normalidade”, apresentar inovações tecnológicas e, principalmente, traduzir em soluções práticas a versatilidade da casa que foi ressignificada pela pandemia, transformando-se em home office, escola, moradia e tantos outros usos”, destacou.
Virtual experience
E como lidar com o desafio de oferecer uma experiência ao visitante em um ambiente inteiramente virtual, aguçando os seus sentidos? De acordo com Andréa Velame, idealizadora da Casas Conceito, o evento precisou se reinventar. O masterplan da mostra física já havia sido apresentado e as casas estavam em pleno processo de construção na Bahia Marina quando chegou a pandemia. O jeito foi partir novamente do zero. Segundo Velame, os desafios foram muitos, desde alinhar as tecnologias para que ela fosse de fácil acesso, assim como fazer com que o visitante se sentisse imerso no ambiente.
Dois prédios com apartamentos de 310 m2 e 450 m2 e mais 15 casas - além dos espaços de convivência - fazem parte do masterplan da mostra virtual, que prevê um bairro em meio à Baía de Todos-os-Santos, o maior litoral urbano do país. O local lúdico seria uma espécie de ilha particular, com acesso restrito por meio de embarcações ou helicópteros. Em cada um dos 33 ambientes apresentados é possível acessar informações sobre os arquitetos e designers, a planta baixa, um tour virtual com teaser do espaço em 3D e um vídeo no qual o profissional conta sobre a sua experiência em realizar o projeto.
Vale destacar que o projeto dos prédios foi criado com plantas livres, sistema de lajes elevadas e sistema de shafts, ou seja, todas essas soluções permitem que qualquer planta seja modificada, atendendo assim ao desejo particular de cada morador. Segundo Marcus Barbosa, responsável pelo masterplan da Casas Conceito 2020, a maior preocupação foi apresentar ao mercado um novo formato de arquitetura sustentável, por meio das plantas livres - o que evita obras desnecessárias após a entrega dos empreendimentos. “Tudo pode ser feito com total liberdade, com economia e sem desperdícios”, garante. A mostra aconteceu entre 16 de novembro e 31 de dezembro, e pode ser conferida no site andreavelame.com.br.
O espaço da arquiteta Luciana Paraíso para o Janelas CASACOR. O projeto buscou traduzir a essência do Centro de Convenções de Salvador por meio das texturas e colorações da natureza. A profissional aposta no verde como uma tonalidade com poder de cura e com propriedades antissépticas, características importantes para o momento em que estamos vivendo. Além disso, o verde vem com a vegetação e o contato com a natureza que tanto se busca no “novo morar”.
“Estar com Elas” é o living inspirado em Daniela Mercury e Malu Verçosa, assinado por Dinah Lins para o Janelas CASACOR. O projeto traz descontração por meio dos materiais naturais. A arte e o artesanato se fazem presentes em todo o espaço, conferindo-lhe personalidade. O destaque fica para a escultura do artista Mário Cravo e as fotografias de Cláudio Colavolpe.
O projeto desenvolvido por Maria Júlia Faria para a Casas Conceito foi idealizado para morar e trabalhar. A agência de publicidade Propeg foi a cliente da arquiteta, que se inspira em elementos naturais e os integra a uma temática industrial. A escada estimula uma mobilidade importante para a qualidade de trabalho prevista no design biofílico, que também justifica a inclusão de plantas e a iluminação de conforto em alguns pontos. A estante funciona como um elemento vivo circulante, onde é possível guardar objetos, observar obras de artes, valorizar a cultura e apresentar a notoriedade da agência com os seus diversos prêmios. Ela também acolhe o momento do ócio criativo.
O arquiteto Flávio Moura criou para a Casas Conceito Virtual Experience um projeto para uma família que adora receber amigos em casa, por isso foram criados alguns ambientes distintos, sendo todos integrados na área social. Além do living e do home theater, o projeto integra o home bar e a sala de jantar à cozinha. O projeto leva traços modernos, toques clássicos e riqueza nos detalhes.