O que queremos fazer diferente neste novo ano?
Coluna Let's Go Falando de Sexo
Esperamos que este novo ano deixe para trás todas as preocupações relacionadas ao novo coronavírus e traga a esperança da vacina, do retorno de uma nova rotina para todos e com os aprendizados obtidos em 2020. Muitos aprendizados que só nos trouxeram a certeza de que o autoconhecimento (e ter o domínio sobre as nossas emoções) é um caminho sem volta. Nunca se falou tanto sobre sexualidade, relacionamentos e sobre tudo o que o mundo virtual pode nos proporcionar. É comum que nesta época a gente pare e reflita um pouco sobre o que aconteceu e, principalmente, o que queremos fazer diferente no ano novo. Mas se você parar para pensar nas resoluções dos anos anteriores, alguma vez o tema sexualidade entrou na sua lista?
E não vale somente falar que sempre deseja encontrar um novo amor, hein? Eu falo de olhar para questões relacionadas à inteligência emocional, à autorresponsabilidade, à autoestima, ao quão importante é a sua vida sexual para você e para o relacionamento em que você está, isso se você estiver em um relacionamento, e o que está atrapalhando a sua vida e impedindo-a de ser mais promissora e abundante. Está parecendo uma consultoria astrológica, né? (aliás, eu amo!) Mas antes fosse! A verdade é que 2020 nos mostrou que as tais da álgebra e da química, que tanto nos quebraram a cabeça em tempos de colégio e no vestibular, não fizeram sentido algum em um momento de pandemia mundial. Nunca nos ensinaram a sabermos nos relacionar, a cuidar das nossas emoções, a aprender mais sobre a autoestima, o amor-próprio e o sexo, de forma simples e dentro de uma normalidade.
"Tenha esperança dentro de você, para você, e a vida lhe trará bons motivos para acreditar que dias melhores virão, mas faça a sua parte!"
(Cris Arcuri)
As nossas emoções precisam ser trabalhadas e o hoje, somente o hoje, é que deve ser vivido da melhor forma possível. Aliás, trago uma dica de um livro que você deve ler: “A morte é um dia que deve ser vivido”, da autora e médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes, que é um excelente motivo para a busca de um novo olhar para a vida; para aprender a priorizar o que realmente você quer para a sua vida e vivê-la da melhor forma possível. Sempre teremos desafios.
Por isso, reflita honestamente, com você mesmo, e faça as seguintes perguntas: O que eu gostaria de mudar em mim? Com o que não estou satisfeito ou o que eu poderia melhorar (sozinho ou com o parceiro)? E em relação ao meu parceiro, o que poderia melhorar na nossa relação? Como está a sua comunicação em relação às questões da sexualidade verbal e não verbal?
E decida mudar a sua vida em 2021 para melhor: leia sobre assuntos ligados a autoconhecimento e sexualidade, estude para você, por você e pelo seu relacionamento. Aliás, levo uma frase comigo que eu aprendi em 2020: “Não existem dificuldades. Existem oportunidades de crescimento!”.
Transforme-se na sua melhor versão para 2021. Tenha esperança dentro de você, para você, e a vida lhe trará bons motivos para acreditar que dias melhores virão, mas faça a sua parte!