Colunas

“Já nasci com o Empreendedorismo no sangue e o tempo fez, também, minha paixão pelas causas sociais”.

Maria Constança Carneiro Galvão - Sócia Diretora da RENCONT; Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto Feminino da Bahia; Conselheira no CFC; 1ª Tesoureira da ACB; membro do Conselho Fiscal da IMIC;

“Já nasci com o Empreendedorismo no sangue e o tempo fez, também, minha paixão pelas causas sociais”.
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

13/02/2021 12:00pm

Meu nome é Maria Constança Carneiro Galvão, há 53 anos iniciei uma carreira profissional ligada à Contabilidade e ao empreendedorismo. Já nasci com o Empreendedorismo no sangue e o tempo fez, também, minha paixão pelas causas sociais. Pioneira e desbravadora, fui a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA (2008 a 2011) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 9ª Seccional Bahia (1994 a 1998).

O otimismo e o alto astral fazem parte de minha vida, desde o dia 7 de fevereiro de 1949, quando nasci na cidade de Salvador. São heranças de uma infância gostosa, me recordo com ternura e saudade da picula, do baleado (queimada), das brincadeiras de roda. Ainda assim, o início foi desafiador, como é a vida de qualquer pessoa que se torna órfã de pai logo cedo. Mas devo aos sábios conselhos de minha querida mãe Semíramis, a decisão que possibilitou todo o destino que se desenrolou na minha caminhada professional. Os sonhos eram muitos – ser médica, pianista, aeromoça, bailarina. Mas a minha mãe entendia a importância de eu ingressar no mercado de trabalho cedo e sugeriu, com muito amor, que eu cursasse o curso Técnico de Contabilidade no Instituto Feminino da Bahia.

Hoje eu sei que Deus escolhe os caminhos certos e que a obediência aos pais é exemplo para uma vida toda. Fui criada em um lar de muito amor, respeito, obediência e responsabilidade. Meus pais, Jaime e Semíramis, foram os pilares da minha vida. Tive um irmão, José Raimundo, que já é falecido, como os meus pais. Formávamos uma família pequena e feliz.

Aos 18 anos, iniciei minha carreira profissional. Vinda de família humilde, filha de viúva, tirava as melhores notas para poder agarrar as oportunidades. Contei com o apoio do meu Mestre Walter Crispim da Silva, naquela época Coordenador de Estágio, me tornei estagiária da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Atuei nas áreas de contas a pagar e a receber, estoques, inventário, classificação e escrituração de documentos, até que toda minha dedicação e esforço foram recompensados com minha efetivação em 1968. Permaneci na empresa até 31 de maio de 1994 e cheguei a ocupar o cargo de assistente da Diretoria Financeira – sendo a primeira mulher a ocupar essa posição. Após minha jornada na Coelba, decidi que era o momento de empreender na Contabilidade. Juntamente com meu marido Renato Galvão e o sócio Fernando Carlos Almeida, abrimos a Rencont Consultoria Contábil, voltada para a prestação de serviços para entes públicos, que está em atividade há mais de 25 anos.

Avó e mãe, esposa e companheira, conheci o amor de minha vida durante a graduação em Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairú, em 1970. Renato foi questionado pela Diretora da faculdade se conhecia a garota que havia passado em primeiro lugar no vestibular e, acreditem, também era sua colega de trabalho. Bom, ele tratou logo de saber quem eu era e lá se vão mais de 50 anos de companheirismo, agraciados por uma filha maravilhosa chamada Renata Maria Carneiro Galvão, que é a razão do meu viver, e por uma netinha de 11 anos – Maria Renata Galvão da Silva, que é nossa maior fonte renovável de alegria.

Lembro-me que essa paixão pelas causas sociais teve início na década de 70, quando eu recém-graduada, tive a oportunidade de participar dos Congressos Brasileiros de Contabilidade. Em 1976, durante o X Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em Fortaleza – CE, decidi me registrar no Conselho de Contabilidade e, para minha surpresa, não havia nenhuma mulher Conselheira no órgão que representava a minha categoria. Aquilo acendeu uma chama em mim e naquele momento descobri minha paixão pelo engajamento de classe. Meu saudoso colega Alan Kardec Pereira Viana foi quem me fez o convite para participar do Sindicato dos Contabilistas. Tornei-me membro suplente do Conselho Fiscal. Durante esse período, tive a percepção de que o meu perfil seria mais adequado para o Conselho, e em 1983 fiz parte da chapa que venceu as eleições do CRCBA. Tornei-me Conselheira Suplente. Em 1994, fui convidada a assumir o Ibracon 9° SR Bahia, outra experiência exitosa. Na época, o Ibracon tinha 12 associados e estava propenso a ir para o Recife (PE). Unimos forças e revertemos esse quadro: no final do meu mandato, tínhamos mais de 270 inscritos.

Também atuo em prol do empoderamento feminino e dos direitos dos idosos. Sou conselheira da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALBA, conselheira do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, onde defendo o direito do idoso à inserção no mercado de trabalho. O tempo e a idade não pode impedir uma pessoa que queira se manter na ativa de dar a sua contribuição para a sociedade.

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. Esses versos de Gonzaguinha tem um poder enorme sobre minha vida e os carrego comigo. Após a descoberta de um câncer de mama e da realização de uma mastectomia, aprendi a ter ainda mais amor pela vida e compartilho essa experiência para que outras mulheres encontrem forças para superar adversidades dessa natureza. Em setembro de 2019, como parte das preparações para o Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre esse tipo de câncer –, tive a honra de compartilhar um pouco da minha alegria e fé com o público presente à exposição “Mulheres de Peito”, produzida pelo Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan) e o grupo Mulheres Notáveis, em parceria com o fotógrafo Leone Serafim.

Atualmente, sou empresária contábil e exerço os cargos de conselheira do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, onde sou membro do Comitê Gestor do Programa de Voluntariado da Classe Contábil; sou 1ª Tesoureira da Associação Comercial da Bahia; presidente do Conselho Fiscal da Fundação Instituto Feminino da Bahia; membro do Conselho Fiscal da IMIC - Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos; membro do Conselho de Contas do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Ao longo da minha caminhada, recebi homenagens e honrarias fomentadas, que floreiam ainda mais uma caminhada repleta de conquistas e felicidades. São algumas delas: detentora da Comenda Maria Quitéria, pela Câmara Municipal do Salvador; detentora da Medalha Militino Rodrigues Martinez, instituída pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia; Diploma de Honra ao Mérito concedido pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista - BA; homenageada pela Câmara Municipal de Salvador no evento WORLD TOP PREMIUM 2017, através da Frente Parlamentar em Defesa da Juventude; homenageada pela Faculdade de Ciências Contábeis da FACEMP, Santo Antônio de Jesus - BA, com a criação do Centro Acadêmico CONTADORA MARIA CONSTANÇA CARNEIRO GALVÃO; homenageada pela Faculdade Santo Antônio em Alagoinhas-BA, com a criação do Espaço Cultural CONTADORA MARIA CONSTANÇA CARNEIRO GALVÃO; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Uberlândia-MG, pela coautoria no Livro Contabilidade Eleitoral; dentre tantas outras.

No auge dos meus 72 anos, só tenho a agradecer, nada a pedir. Nunca se esqueça dos seus sonhos, não deixe de tentar, dia após dia, conquistar a sua felicidade. Lembre-se dos versos de Raul Seixas: “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez!”.