Colunas

Vanguarda e retaguarda

Coluna Let's Go Life Style

Vanguarda e retaguarda
Adriana Cravo - Relações Públicas

Adriana Cravo - Relações Públicas

29/01/2021 10:00pm

Quantos de vocês acordaram durante a pandemia com flautas e trompetes tocados por profissionais que estão lutando pela sobrevivência em meio à turbulência que vivemos? Os editais chegaram em um momento de agonia e trouxeram alento para muitos produtores, artistas e técnicos dessa cadeia, mas é preciso mais. É preciso dar à cultura a importância que ela tem.

O desafio da política cultural no nosso Estado é o resgate da nossa autoestima. Do orgulho de viver na Bahia, de resistir, acreditar e ter esperanças nas melhorias advindas de políticas públicas comprometidas e de uma iniciativa privada entusiasmada com projetos novos, vibrantes e capazes de mostrar o que somos. Precisamos de ações urgentes, de entregas concretas nos setores da cultura; da reconstrução dos espaços públicos, dos museus, dos teatros; da ressignificação das datas históricas; da construção da nossa identidade por meio de perspectivas e narrativas de inclusão. É fundamental para a nossa existência como civilização pensar nas gerações futuras e prepará-las para este mundo de incertezas que se apresenta, mas não podemos esquecer-nos de aprofundar as raízes. É apoiando a nossa cultura de retaguarda que chegaremos ao futuro, inteiros e conscientes do que somos, queremos e precisamos.

Na Bahia, todos os museus estão fechados. São Paulo e Rio de Janeiro reabriram as instituições mais importantes, seguindo protocolos, em uma tentativa de trazer opções de “respiro”, através da contemplação da arte. Grandes exposições foram abertas, com o tempo de exibição estendido. Se for a São Paulo, por alguma razão, não deixe de visitar as exposições* a seguir.


OS GEMEOS: SEGREDOS

Data: de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021

Endereço: Pinacoteca (Praça da Luz, 2 - Luz)

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 14h às 20h

Observações: é necessário reservar sua visita pelo site do museu com antecedência, pois não há bilheteria no local. Além disso, o local segue os protocolos de segurança.

Quanto: R$ 25 apenas pelo site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br) – meia-entrada R$ 12,50.


ORGULHO E RESISTÊNCIAS: LGBTS NA DITADURA

Data: de 15 de outubro de 2020 a 26 de abril de 2021

Endereço: Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 - Santa Efigênia)

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 12h às 18h

Observações: é necessário reservar a data e o horário pelo site do Memorial, além de seguir os protocolos de segurança.

Quanto: gratuito (www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial)


PALAVRAS CRUZADAS, SONHADAS, RASGADAS, ROUBADAS, USADAS, SANGRADAS

Data: de 8 de dezembro de 2020 a 16 de maio de 2021

Endereço: Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista, 2424)

Horário de funcionamento: as visitas serão reduzidas, com horário marcado e duração máxima de 2 horas.

Observações: o local segue todos os protocolos de segurança: uso de máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.

Quanto: gratuito (www.ims.com.br)