Colunas

Cenafert comemora 3.500 bebês nascidos através de reprodução assistida

Cenafert comemora 3.500 bebês nascidos através de reprodução assistida
Marcello Fontes

Marcello Fontes

17/10/2022 5:50pm

Referência em Reprodução Humana Assistida na Bahia, o Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva completa 20 anos de fundado atingindo a marca de 3.500 bebês nascidos através das técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro e a Inseminação Intrauterina. A clínica, que está em fase de integração com o Grupo Huntington, um dos principais de Reprodução Assistida da América Latina, tem como missão garantir uma atenção integral e humanizada a pessoas que sonham ter filhos. 

A Reprodução Assistida (RA) é a área da medicina que trata, através de diversas técnicas, a infertilidade, ajudando pessoas a terem filhos. As diversas técnicas de Reprodução Assistida são indicadas não apenas para os casos de infertilidade, que representam 15% da população brasileira em idade reprodutiva, mas também para auxiliar mulheres e homens que desejam ter filhos de maneira independente assim como casais homoafetivos.

Localizada no bairro de Ondina, em Salvador, a clínica, fundada pelo médico baiano Joaquim Lopes, tem como sócias as médicas Gérsia Viana, Sofia Andrade e Valentina Cotrim (especialistas em medicina reprodutiva) e a embriologista Janaina Mendes Santos. “Ter possibilitado que mais de três mil bebês de proveta viessem ao mundo através de diversas técnicas de reprodução assistida nos traz uma alegria imensa e a certeza que contribuímos com os sonhos de milhares de pais e famílias”, afirma Joaquim Lopes, médico especializado em Reprodução Humana pela Johns Hopkins University (EUA) e pelo Instituto Dexeus de Barcelona (Espanha), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e ex-presidente da Comissão Nacional de Reprodução Humana da FEBRASGO.

Na bagagem do fundador do Cenafert, um capítulo importante na história da reprodução humana assistida no Brasil. O médico Joaquim Lopes foi o responsável pela primeira gestação mediante doação compartilhada de óvulos no Brasil, um marco histórico da medicina reprodutiva no país. Hoje, mulheres em menopausa precoce e casais homoafetivos masculinos podem ter filhos graças à técnica de ovodoação.  

Atualmente, o Cenafert está sob a direção técnica da médica Gérsia Viana, que atua há mais de vinte anos na área de reprodução humana, tem especialização em medicina reprodutiva pelo Instituto Clínico Humanitas (Milão, Itália) e é doutora em fisiopatalogia da reprodução humana pela Universidade de Pisa (Itália).

Reconhecimento cientifico internacional

O Cenafert é um dos 13 centros na América Latina que têm contribuído para a pesquisa e o desenvolvimento da área de reprodução assistida no continente através do envio sistemático de relatórios para a RedLara - Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida. Por isso, recebeu da organização uma certificação que reconhece a clínica como membro ativo do Registro Latinoamericano de Reprodução Assistida de forma ininterrupta nas duas últimas décadas. A RedLara é uma instituição científica e educacional, que agrupa mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina.

O Cenafert conquistou também, em 2020, o Selo Ouro da RedLara. A acreditação atesta que o Cenafert funciona dentro dos rígidos padrões internacionais de qualidade, segurança e eficácia de um centro de medicina reprodutiva. “A certificação da RedLara comprova que atuamos dentro dos padrões internacionais de excelência. É um reconhecimento ao trabalho qualificado e humanizado da nossa equipe multidisciplinar aliado à tecnologia de ponta da clínica”, destaca Gérsia Viana, diretora técnica do Cenafert.