Colunas

Carolina Eysen: Uma jornada de inovação na Construção Civil

Carolina Eysen é fundadora e CEO da plataforma Wemax

Carolina Eysen: Uma jornada de inovação na Construção Civil
Coluna Business Bahia

Coluna Business Bahia

21/07/2024 12:46pm

Meu nome é Carolina Eysen, e sou a fundadora e CEO da plataforma Wemax. Minha jornada no mundo da arquitetura e construção civil começou com uma paixão por criar e melhorar espaços que impactam a vida das pessoas. Meu propósito de arquitetura e construção de novos espaços foi profundamente impactado pelos conceitos de tecnologia e sustentabilidade durante a fase de doutorado na Universidade de Lisboa. As novas demandas do mercado e as novas soluções para articular as informações a favor do ambiente tornaram-se evidentes. "Primeiro a vida, depois os espaços, depois os edifícios. O contrário nunca funciona." Jan Gehl, arquiteto dinamarquês. Desde cedo, fui influenciada por grandes nomes da arquitetura, mas foi a experiência prática, tanto em escritórios renomados quanto em canteiros de obras e no meio imobiliário, que moldou minha visão e entendimento das necessidades do setor.

Trabalhei em projetos diversos em escritórios e construtoras de destaque, tanto no Brasil quanto no exterior. Explorei algoritmos a favor do setor da construção civil e compreendi como os sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com intervenção humana mínima. Foi atuando no mercado europeu como arquiteta que aprendi sobre a análise de informações capazes de processar grandes volumes de dados e desenvolver insights. A ciência precede o produto. Com tantos aprendizados, identifiquei a lacuna do mercado: a dificuldade de conectar stakeholders do setor de construção de maneira eficiente e integrada. Esse desafio me despertou para a necessidade de uma solução que facilitasse a comunicação e colaboração entre os diferentes atores do processo construtivo.

A Wemax nasceu da necessidade de transformar digitalmente a indústria da construção civil. A plataforma que desenvolvi reúne e conecta empresas e pessoas, todos os envolvidos no processo de construção – de arquitetos e engenheiros a fornecedores e empreiteiros. Funciona como uma “janela única”, facilitando a conexão e operacionalização do setor, promovendo uma colaboração mais eficiente e integrada.

Destaco o matchmaking eficiente a favor da sustentabilidade. Sempre acreditei que o setor da construção civil, sendo um dos maiores produtores de resíduos, tinha um enorme potencial para adotar práticas mais sustentáveis. Um exemplo inspirador foi quando conseguimos conectar um lojista de pó de madeira com um artista plástico, transformando resíduos em arte e reintegrando esses materiais na economia circular. Até agora, as conexões feitas pela plataforma já resultaram na redução de 0,5 toneladas de carbono.

A operação da Wemax no Brasil iniciou há seis meses. Já contamos com 526 usuários, entre clientes finais e empresas cadastradas. A plataforma inclui renomados stakeholders da construção civil de várias regiões, como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Florianópolis.

Optar por retornar ao Brasil e realizar essa inovação com um CNPJ baiano e o selo "Made in Bahia" foi uma das minhas estratégias para incentivar o mercado local no rumo da inovação. Esse movimento fortalece a economia local e coloca a Bahia no mapa da transformação digital na construção civil. Quero democratizar o acesso ao digital e ajudar empreendedores de todos os tipos a crescerem.

Além de minha atuação direta na construção civil, dedico-me à disseminação do conhecimento e à formação de novos profissionais. Participo ativamente de conferências, workshops e seminários ao redor do mundo, compartilhando minhas experiências e insights sobre como a construção civil pode ser eficaz e ambientalmente responsável.