Colunas

Humanizar relações e promover uma economia mais verde: A nova Era dos Negócios com Propósitos

Conheça a história de Bruno Spínola, head Comercial da Neoenergia

Humanizar relações e promover uma economia mais verde: A nova Era dos Negócios com Propósitos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/07/2024 1:00pm

Ao longo dos meus quase 38 anos contei com a orientação de muitas pessoas para construção do que chamo de propósito, em especial minha família, não apenas pelos encorajamentos, mas por acreditarem em mim independentemente do projeto em que estivesse trabalhando. 

Em diversos estágios da minha formação tive o privilégio de ter convivido com pessoas que tiveram papéis fundamentais no meu desenvolvimento pessoal e profissional, líderes que souberam moldar e fazer enxergar qual o real significado da vida e vou além, que nada adianta uma bela carreira, sem que haja por trás uma bela intenção.

Escutamos desde novos que a vida é curta, que devemos compartilhar os momentos para fazermo-nos perceber que ela vale a pena. Foi nesse ímpeto que decidi muito cedo que deveria fazer algo com minha carreira que fizesse sentido, não só para mim, mas em especial às pessoas que convivem ao meu redor, assim como trouxesse orgulho por olhar para trás e perceber que há um legado.

Nascido e criado no Nordeste brasileiro, sou um soteropolitano que busca incessantemente o desenvolvimento pessoal e profissional. Do princípio, tive meu ensino fundamental e médio concluídos no Colégio Antônio Vieira, lá na década de 90. Vencida essa etapa, fui cursar administração de empresas na Faculdade Rui Barbosa. Com passagens por empresas notadamente conhecidas na Bahia, aos quase 25 anos de idade ingressei em um mundo completamente novo e apaixonante, o mundo da Energia na Neoenergia, empresa líder do setor, que traz consigo as mais variadas soluções energéticas. Ao longo desses mais de 10 anos de experiência no setor, busquei entender com maior grau de complexidade como nossas ações e opções são determinantes para o nosso ecossistema, para isso fiz alguns desenvolvimentos profissionais no IMD Business School (Suiça), em sua escola de liderança e disrupção, além de MBAs em Gestão Empresarial pela própria Rui Barbosa, MBA em Gestão de Energia pela UNIFACS, curso em Economia Circular e novos modelos de negócios na GV, extensão em política energética na Universidade Federal de Itajubá, Leadership program voltado para experiência do cliente na Iberdrola (Mad/ES).  

Essas fundamentações teóricas casaram muito bem com as experiências obtidas tacitamente no decorrer dos anos, afinal trabalhar com profissionais e líderes altamente especializados torna seu processo mais simples e natural de desenvolvimento. Sou atualmente o executivo responsável pelos maiores clientes do grupo, assim como os projetos especiais e estruturantes, com isso tenho a missão de levar além de economia aos nossos parceiros, por meio das mais diversas soluções energéticas, sejam elas por PPAs de energia, modelos de autoprodução, mobilidade elétrica, mas que propiciem uma pegada mais sustentável, de modo a contribuir com as reduções em emissões dos gases de efeito estufa e gerando maiorcompetitividade ao mercado nacional. 

Estive por muitos anos estudando ainda os preceitos da liderança humanizada e tento trazer comigo, no processo de formação de times as melhores boas práticas, de modo a termos um time conciso, coeso e fiel. Foi assim por onde passei, seja como líder, ou como liderado, interpretando o papel de tornar os problemas interessantes e suas soluções construtivas, em que todos consigam e queiram trabalhar neles.

Nós aprendemos desde cedo que a nossa jornada é curta, para isso gosto sempre de trazer a analogia feita por Mário Sérgio Cortella, quando menciona que “o Retrovisor é menor que para-brisa, porque passado é referência e não direção”. 

Agradecimento especial a Revista Let’s Go Bahia por me convidar a contar um pouco da minha trajetória até o dia de hoje. Agradeço também as pessoas que vivenciaram essa história junto comigo e ajudam-me a construir um novo capítulo a cada dia que passa, afinal a vida é feita de pessoas e momentos.