Cinema

“O Agente Secreto” é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

“O Agente Secreto” é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

15/09/2025 4:25pm

Foto: Divulgação / O Agente Secreto

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será o representante oficial do Brasil no Oscar 2026, concorrendo na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia da premiação está marcada para 15 de março do próximo ano, em Los Angeles.

Ambientado nos anos 1970, o filme acompanha a trajetória de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife em meio ao conturbado cenário da ditadura militar para reencontrar seu filho mais novo. A produção já conquistou reconhecimento internacional, recebendo prêmios de melhor ator e direção no Festival de Cannes 2025, além de elogios da crítica especializada.

Na disputa para representar o Brasil, O Agente Secreto superou títulos como Manas, de Marianna Brennand, Baby, de Marcelo Caetano, e O Último Azul, de Gabriel Mascaro. A escolha foi feita por um comitê da Academia Brasileira de Cinema formado por 25 membros, entre artistas e especialistas, seguindo as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O processo do Oscar ocorre em duas etapas: em dezembro será divulgada a lista de até 15 pré-indicados e, em janeiro, os cinco finalistas que disputarão a estatueta. Com esta seleção, o cinema brasileiro volta a se posicionar no cenário internacional com uma obra de forte carga histórica e estética assinada por um de seus diretores mais reconhecidos.