“O Agente Secreto” se torna o filme nacional de maior bilheteria em 2025
Foto: Divulgação / O Agente Secreto Cotado ao Oscar, o premiado “O Agente Secreto” se tornou o filme nacional lançado em 2025 com a maior bilheteria do ano. O ...
Foto: CineSala
O ator alemão Udo Kier morreu neste domingo (23), aos 81 anos, informou a revista Variety. A notícia foi confirmada pelo companheiro do artista, Delbert McBride. Detalhes sobre a causa da morte ainda não foram divulgados.
Com uma carreira de mais de 200 filmes, Kier tornou-se um nome marcante do cinema internacional e trabalhou com alguns dos diretores mais influentes do mundo, entre eles Lars von Trier, Paul Morrissey, Gus Van Sant, Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Dario Argento, Walerian Borowczyk, Charles Matton, Guy Maddin e Alexander Payne.
No Brasil, o ator teve participações de destaque nas obras de Kleber Mendonça Filho: “Bacurau” (2019) e “O Agente Secreto”, atualmente em cartaz.
Segundo a Variety, suas colaborações com Andy Warhol estão entre as mais reconhecidas da carreira. Kier protagonizou “Carne para Frankenstein” e “Sangue para Drácula”, dirigidos por Paul Morrissey e produzidos por Warhol — releituras subversivas e provocativas de monstros clássicos de Hollywood. Nessas produções, o ator imprimiu aos personagens uma combinação singular de assombro e humor, criando versões sombrias, cômicas e deliberadamente desajeitadas dos ícones do cinema.
Kier ganhou visibilidade nos Estados Unidos após sua atuação em “Garotos de Programa” (1991), de Gus Van Sant, dividindo cena com River Phoenix e Keanu Reeves. No mesmo período, iniciou sua duradoura parceria com Lars von Trier, que começou em “Epidemia” (1987) e se estendeu por filmes como “Europa” (1991), “Ondas do Destino”, “Dançando no Escuro”, “Dogville”, “Melancolia” e “Ninfomaníaca – Volume 2”, além de diversas participações na série “The Kingdom”.
A morte de Udo Kier encerra uma trajetória marcada pela ousadia, pela versatilidade e por personagens que deixaram uma marca profunda no cinema contemporâneo.
Foto: Divulgação / O Agente Secreto Cotado ao Oscar, o premiado “O Agente Secreto” se tornou o filme nacional lançado em 2025 com a maior bilheteria do ano. O ...
Imagem: Hamara | Shutterstock) A Netflix atualizou seu catálogo com cinco novos filmes que já estão entre os mais comentados da plataforma. A lista ...
Reprodução/Vitrine Filmes A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista de produções elegíveis às categorias de Melhor Fil...