Cinema

Filme sobre Aleixo Belov representa a Bahia em festival de documentários no Rio

Filme sobre Aleixo Belov representa a Bahia em festival de documentários no Rio
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/09/2025 3:43pm

Foto: Ádamo Mello / Divulgação

O documentário biográfico “Belov: Uma Vida no Mar”, dirigido por Tiago Abubakir, foi selecionado para a mostra competitiva da Sinédoque – Festival Nacional de Documentários Curtos, que acontece de 24 a 28 de setembro, no Rio de Janeiro.

Único filme da Bahia na programação, o título concorre a prêmios ao lado de produções de destaque nacional, como “Vento Dourado” (MyMama Entertainment, 2024), indicado ao Grande Otelo, principal troféu do cinema brasileiro. A obra que homenageia o navegador ucraniano radicado no Brasil, Aleixo Belov, será exibida no dia 27 de setembro, às 20h, na sessão de encerramento do festival.

Em sua 5ª edição, a Sinédoque consolida-se como espaço dedicado exclusivamente ao documentário brasileiro em curta-metragem. A mostra reúne 30 produções de todas as regiões do país e promove também masterclasses e debates, atraindo cineastas, pesquisadores e o público em geral.

O projeto tem realização de Lucas Vasconcellos – curador do Festival do Rio, com passagens pela Globo, Globosat e Rede Telecine, além de coprodutor da cinebiografia “Para Vigo Me Voy”, que estreou no último Festival de Cannes.

Premiado e reconhecido internacionalmente, “Belov: Uma Vida no Mar” conta com patrocínio da Paraguaçu Engenharia e da Rede Outlight, além do apoio da Fundação Aleixo Belov, Belov Engenharia, Codeba, Aloha Náutica, Consplan Engenharia, UCI Orient, Uranus2 e Abubakir Boards, e apoio institucional da WWI Brasil.