Estrelado por Emanuelle Araújo, filme baiano estreia em Portugal
Fotos: Orlando Senna / Solange Moraes “Longe do Paraíso”, longa-metragem dirigido pelo cineasta baiano Orlando Senna, inicia nesta quinta-feira (26) sua p...
Foto: Divulgação / Cinema Inflável
Pela primeira vez na Bahia, o projeto Cinema Inflável chega a Santo Amaro com sessões gratuitas de cinema ao ar livre, entre os dias 3 e 5 de outubro. A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, tem como objetivo democratizar o acesso à sétima arte, levando a experiência cinematográfica a céu aberto a regiões com pouco acesso a salas de cinema. Em sua passagem pela cidade do Recôncavo baiano, o público poderá assistir gratuitamente aos filmes “Encanto”, “Ratatouille” e “O Auto da Compadecida”, além de curtas-metragens e videoclipes de artistas locais.
O evento será realizado na Rua do Amparo, ao fundo da Prefeitura Municipal, com uma estrutura que inclui uma tela inflável de 10 metros de largura por 6 metros de altura, capacidade para até 800 pessoas por sessão e distribuição gratuita de pipoca. Realizado pela D+3 Produções, em coprodução com a Maré Produções, o Cinema Inflável também oferece atividades culturais e recreativas para toda a família. A recreação infantil ficará por conta da Tia Peteca, que comandará oficinas de pintura, brincadeiras, personalização de chapéus, construção de brinquedos sustentáveis e pintura facial.
A programação tem início na sexta-feira (3), com a exibição de “Encanto”, animação da Disney que narra a história da mágica família Madrigal. No sábado (4), será a vez de “Ratatouille”, outro sucesso da Disney que conta a trajetória de um ratinho cozinheiro em Paris. O encerramento no domingo (5) traz o clássico brasileiro “O Auto da Compadecida”, baseado na obra de Ariano Suassuna, estrelado por Selton Mello e Matheus Nachtergaele.
Além das sessões de cinema, o evento presta homenagem à cultura local com a exibição de produções audiovisuais de artistas da região. Estão confirmados os curtas e clipes “Ancestros”, de Thays do Valle; “Retrato de Memórias”, de Juliana Carolina; e “Trezena de Santo Antônio do Sacramento – Santo Amaro – Bahia”, de Marcos Santos. O ponto de cultura ACARBO (Associação de Capoeira Arte e Recreação Berimbau de Ouro), com mais de 40 anos de história, também participa da programação com apresentações culturais.
Criado em 2013, o Cinema Inflável já passou por diversas cidades brasileiras, incluindo localidades no estado do Rio de Janeiro e, mais recentemente, no Distrito Federal, onde reuniu mais de 18 mil pessoas em 12 edições. Agora, em sua primeira temporada na Bahia, o projeto prevê a realização de 12 edições até dezembro em diferentes municípios do estado. Em setembro, a cidade de Cachoeira foi a primeira a receber o evento.
O público pode acompanhar o calendário completo e mais informações nas redes sociais do projeto, pelo perfil @cinemainflavel.
Fotos: Orlando Senna / Solange Moraes “Longe do Paraíso”, longa-metragem dirigido pelo cineasta baiano Orlando Senna, inicia nesta quinta-feira (26) sua p...
Foto: Divulgação / Open Air Brasil Pela primeira vez em Salvador, o Open Air Brasil — considerado o maior cinema a céu aberto do mundo — inicia sua programação...
Foto: Ádamo Mello / Divulgação O documentário biográfico “Belov: Uma Vida no Mar”, dirigido por Tiago Abubakir, foi selecionado para a mostra competitiva da Si...