Foto: Reprodução
O longa brasileiro Ainda Estou Aqui foi derrotado pelo francês Emilia Pérez na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no BAFTA 2025, premiação considerada um dos principais termômetros para o Oscar. A cerimônia ocorreu neste domingo (16) em Londres.
Além das duas produções, concorriam na categoria A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), Kneecap (Irlanda) e Tudo que Imaginamos como Luz (Índia).
A vitória de Emilia Pérez reforça sua força na disputa pelo Oscar, que acontece no dia 2 de março. No entanto, o resultado contrariou expectativas, já que a produção francesa enfrentou uma queda de prestígio nas últimas semanas devido a polêmicas envolvendo mensagens antigas da atriz Karla Sofia Gascón, protagonista do longa.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui retrata o desaparecimento do deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar no Brasil, abordando a luta de sua esposa, Eunice Paiva, pelo reconhecimento oficial da morte pelo Estado.
O filme tem sido um dos grandes sucessos do cinema nacional, ultrapassando a marca de 5 milhões de espectadores no Brasil e arrecadando mais de US$ 20 milhões mundialmente.
Apesar da derrota no BAFTA, a produção segue na corrida pelo Oscar, onde também está pré-selecionada na categoria de Filme Internacional.