Foto: Reprodução YouTube / Leader Talks
A Volkswagen reafirma sua aposta no mercado sul-americano com um plano ambicioso de investimentos. Em entrevista ao videocast Leader Talks, do Itaú BBA, o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, detalhou a estratégia da montadora para a Região América do Sul, que prevê um total de R$ 20 bilhões em investimentos até 2028. A iniciativa inclui o lançamento de 17 novos modelos, com foco na eletrificação e no fortalecimento de segmentos estratégicos como SUVs, hatches e picapes.
A participação de Possobom no programa, mediado por Daniel Gasparete, especialista do Itaú BBA em setores de transporte e bens de capital, evidenciou o papel da Volkswagen como protagonista no movimento de transformação do setor automotivo. “Já somos líderes dos dois principais segmentos no Brasil, SUVs e hatches, e estamos expandindo com força total. Nosso novo SUVW Tera, por exemplo, teve 12 mil pedidos em apenas 50 minutos após o lançamento”, destacou o executivo.
O plano inclui, além da ofensiva comercial com novos modelos — como os híbridos e os esportivos Jetta GLI, Golf GTI e Nivus GTS —, investimentos produtivos e estruturais no Brasil e na Argentina. Somente no Brasil, a empresa destina R$ 16 bilhões, e na Argentina, US$ 580 milhões serão aplicados na produção da nova geração da picape Amarok a partir de 2027.
Com 72 anos de atuação no país, a Volkswagen se consolida como pilar da indústria automotiva nacional. Segundo Possobom, o setor representa cerca de 20% do PIB industrial brasileiro e gera quase 110 mil empregos diretos. Ele ainda ressaltou a importância da nacionalização da produção: “O Volkswagen Tera, por exemplo, conta com 80% de componentes fabricados localmente”.
O episódio integra a nova temporada da série Leader Talks, lançada pelo Itaú BBA para aprofundar o diálogo com CEOs de empresas líderes em seus setores. Para o banco, a iniciativa está alinhada à sua estratégia de especialização e atendimento consultivo. “Queremos estar lado a lado com nossos clientes, construindo relações duradouras e relevantes. O Leader Talks reforça esse compromisso”, afirmou Renato Haramura, superintendente de Marketing do Itaú Unibanco.
O conteúdo completo da conversa com Ciro Possobom está disponível no canal do Itaú BBA no YouTube.